10 coisas que ver e fazer em Costa Brava

A Costa Brava é uma região cheia de lugares incríveis e experiências que você não pode deixar de aproveitar. A sua situação geográfica, na província de Girona, com os ventos do Mediterrâneo, como a Tramuntana e a erosão do mar tornaram-se um local único, que você com certeza, acopla e muito. Com uma grande quantidade de enseadas escondidas entre a vegetação e falésias que acabam em águas cristalinas, passeios por Caminhos de Ronda junto ao mar, o encanto que ainda conservam antigas populações de pescadores ou sua gastronomia com protagonistas como o peixe e marisco fresco…fazem dela um dos melhores lugares do mundo para se viver.
Esta é uma área que conhecemos bem e que fizemos o percurso em multidão de ocasiões, já que agora é nosso lugar de residência. Vos poderíamos recomendar muitas coisas que ver e fazer na Costa Brava, mas no final reduzimos a lista de 10 experiências que com certeza, farão com que pense em voltar uma e outra vez.


1. Visitar Cadaqués


Cadaqués, é um dos povoados mais bonitos da espanha e para Salvador Dalí, o povo mais bonito do mundo.
Rodeado pela paisagem do Parque Natural de Cap de Creus, ainda mantém o seu charme de uma antiga vila de pescadores, suas ruas estreitas, com as suas casas brancas, um belo passeio marítimo), e seus barcos de pesca repousando nas enseadas. Entre as muitas atividades que podemos fazer, eu recomendo ir passear até Port Lligat para visitar a casa de Salvador Dalí, fazer um percurso a pé até o farol de Cap de Creus, ou até o farol de Cala Nans, experiências que, com certeza, não esquecerão.

Cadaqués

Cadaqués



2. Banhar-se em alguma de suas enseadas escondidas


Se há algo que temos em quantidade em Costa Brava com enseadas que graças à erosão do mar estão escondidos entre a natureza e que só é acessível a pé depois de uma longa caminhada, algo que é apreciado, sobretudo em épocas de verão. Outras são de mais fácil acesso, por isso que a melhor época para desfrutar deles é fora da temporada de verão, momento em que praticamente vai estar sozinho. Uma das que mais gostamos é Cala Trons, situada perto de Lloret de Mar, que cumpre todos os requisitos, pequena e tranquila, com águas cristalinas, areia fina e um lugar perfeito para fazer snorkel. Você pode acessá-lo pelo Caminho de Ronda endereço em Tossa de Mar, ou diretamente no carro. Apesar de enfatizar essa, há muitas outras que valem a pena, como: Cala Aigüa Xelida (Armas), Cala Illa Vermelha (gran canaria), Cala Estreta (belo horizonte), Cala Pola (Tossa de Mar), Cala Sa Tuna (gran canaria),…

Cala Trons

Cala Trons


3. Experimentar sua gastronomia


Uma das melhores coisas que fazer na Costa Brava é saborear a sua gastronomia. O suquet de peixe, camarão de Palamós ou as anxoves de l’escala são alguns de seus pratos mais típicos, que você com certeza não vai esquecer. Poder comer uma paella, um peixe ou marisco fresco em alguma de suas muitas terraços em primeira linha de mar é algo que não tem preço. E, se a nossa economia o permitir, embora o melhor restaurante do mundo “El Bulli” em Cala Montjoi fechou há já algum tempo, muitos de seus alunos e aprendizes têm restaurantes por esta área com algumas Estrelas no guia Michelin, uma oportunidade única de conhecer a melhor gastronomia da mão dos melhores.

Suquet de peixe

Suquet de peixe


4. Visitar Calella de Palafrugell, uma das melhores coisas que ver e fazer em Costa Brava


Calella de Palafrugell é outro dos povos que você tem que ver, na Costa Brava. Ainda hoje mantém o seu centro histórico com suas casas brancas e ruas estreitas de seu passado marinheiro. Embora é melhor ir para fora da alta temporada de verão, já que há muito turismo, nos meses de primavera ou outono, ainda podemos desfrutar de um banho relaxante em qualquer de suas enseadas, e aproveitar para tomar sol. A destacar, o caminho que vai até Llafranc, que é considerado como um dos Caminhos de Ronda da Costa Brava mais bonitos.

Calella de Palafrugell, uma das melhores coisas que ver e fazer em Costa Brava

Calella de Palafrugell, uma das melhores coisas que ver e fazer em Costa Brava


5. Fazer mergulho nas Ilhas Medas


Há muitas áreas para a prática de mergulho na Costa Brava , mas uma das melhores é, sem dúvida, as Ilhas Medas. Declarado como Parque Natural Nacional Protegido, suas sete ilhas estão situadas em frente à Praia do Estartit. Nesta área também há muitas excursões de barco com fundo transparente para ver o fundo do mar, mas nada é comparável a fazer alguma imersão em que veja os impressionantes fundos de coral, com uma grande quantidade de peixes, em diferentes profundidades.
E se você incentivado a praticar o mergulho na área, não se esqueça de entrar em alguma caverna submarina como a caverna da Vaca, a Sardinha ou o túnel da Pedrosa ou mergulhar entre navios naufragados, como o Reggio e Messina ou o Avenire.

Mergulho nas Ilhas Medas

Mergulho nas Ilhas Medas


6. Saltar de pára-quedas em Empuriabrava


Outra das experiências mais emocionantes e com maior dose de adrenalina na Costa Brava é o salto em pára-quedas. A melhor zona para praticá-lo é Empuriabrava com a empresa Skyve Dive Empuriabrava, considerada uma das melhores do mundo e onde as pessoas vêm de todas as nacionalidades, a praticar ou ser lançado no salto em pára-quedas. Se você animado para experimentá-lo, você tem que ter em conta que você vai começar com saltos em conjunto com um especialista e se depois da experiência quiser seguir, você pode optar por fazer um curso que lhe permitirá saltar livre.

Salto em pára-quedas

Salto em pára-quedas


7. Fazer caminhadas no Parque Natural de Cap de Creus


Os ventos do Mediterrâneo com a erosão da água sobre as falésias tornaram-se o Parque Natural de Cap de Creus, em uma paisagem que parece de outro planeta. Suas enseadas escondidas, as formas caprichosas, as rochas, a vegetação e os seus caminhos antigos, fazem com que valha a pena fazer várias caminhadas por esta área. Este site de roteiros de caminhadas, você pode encontrar vários, mas recomendamos fortemente que fizemos em Cadaqués até o farol de Cap de Creus, passando pela Port Lligat e por algumas de suas enseadas mais famosas. São cerca de 15 Km de ida e volta e mais umas 5 ou 6 horas, com paragens se pode fazer o bem, tendo condições físicas mínimas. Outra das rotas, mais fácil que a anterior, é a do Lugar de Olhão, que é de cerca de 6 km e duas horas podemos perfeitamente fazer e mais contando que podemos chegar de carro no início da rota, onde podemos estacionar sem problemas na área de estacionamento.

Caminhadas pelo Cap de Creus

Caminhadas pelo Cap de Creus


8. Navegar em um veleiro


Uma das melhores coisas que ver e fazer na Costa Brava é navegar em um barco ou barco para ver e desfrutar das enseadas e falésias, a partir de uma outra perspectiva, Poder aproximar-se a uma destas grutas e banhar-se nelas, praticamente em solidão, é algo que não tem preço. Há muitas rotas que se podem fazer e saem de quase todos os povos da Costa Brava. Além disso, se você tiver sorte, você também poderá ver golfinhos e todo o tipo de aves marinhas.

Veleiro pela Costa Brava

Veleiro pela Costa Brava


9. Percorrer alguns de seus Caminhos de Ronda


Uma das melhores coisas que fazer em Girona Costa Brava é passear por suas lindas Caminhos de Ronda. Passear junto ao mar para descobrir pequenas enseadas, praias, falésias de vertigem, faróis e vilas cheias de charme, vai fazer o passeio, por muito longo que seja, nos pareça curto. Um dos mais bonitos é o de Calella de Palafrugell e Llafranc, uma rota que fizemos várias vezes e não nos cansamos de repetir, em diferentes épocas do ano. Outros recomendadas são o de Tossa de Mar: Cala a Pola, de L’Estartit, a Torroella de Montgrí, de Aiguablava a Begur e Pals, o de Port de la Selva Guimarães ou o de Lloret de Mar, Tossa.

Caminho de Ronda

Caminho de Ronda


10. Visitar Tossa de Mar


Tossa de Mar é outro dos povos que merecem uma visita e outra das melhores do que ver e fazer na Costa Brava. Sua fotogênico castelo com as suas muralhas e toda a parte antiga e medieval são uma maravilha que, com certeza, não deixará de o surpreender. Cercado por algumas das melhores enseadas da Costa Brava, como a Cala Futadera, Cala Pola, Cala Bona, Cala Salions, Cala Mourisca ou a Giveroleta fazem de Tossa um lugar perfeito para relaxar e desfrutar da praia.
Há que ter em conta que Tossa de mar é uma cidade bastante turística, mas menos massificado e mais econômico que não Cadaqués ou Calella de Palafrugell, o que pode ser uma ótima opção para passar uns dias de férias em um povo que mantenha a parte do encanto de épocas passadas.

Tossa de Mar

Tossa de Mar


Alojamento no Hotel Vistabella em Roses


Este final de verão, tivemos a oportunidade, graças ao convite do Hotel Vistabella, de desfrutar de um fim de semana incrível em um de seus quartos, em que temos despertado cada dia em frente a deslumbrante nascer do sol e tivemos as melhores pores-do-sol no nosso terraço, além de degustar a melhor gastronomia no Balcó do Mar e em Els Brancs, um restaurante com Estrela Michelin, que sem dúvida, é um dos grandes atrações do hotel.


Não deixe de ler esta review completa do Hotel Vistabella, em que a sua estadia entra dentro das melhores coisas que ver e fazer na Costa Brava.


vista-município-penthouse-suite


Se você quiser nos ajudar a aumentar a lista de 10 coisas que ver e fazer em Costa Brava, acrescenta a sua nos comentários.


**Todas as fotos sem marca d’água foram cedidas pela Shutterstock.


*Durante uma de nossas viagens pela Costa Brava, nós ficamos no Hotel Vistabella mantendo uma parceria com eles. Isso não influiu para as opiniões que aqui se relatam, que são todas um resumo de nossa experiência e sensações durante a sua estadia.

Classifique esse post