10 dicas para fazer uma viagem à China mais fácil

A ponto de celebrar o “Ano Novo Chinês“, a festividade mais importante na China, conhecida por muitos também como o Festival de Primavera, são muitos os viajantes que fazem coincidir a sua viagem com essas datas em que o dia 28 de Janeiro de 2017, será o dia em que começar o ano 4715, que de acordo com o calendário tradicional chinês, é o Ano do Galo.
Nesta época do ano são dias em que as celebrações inundam todos os lares, dando início com o tradicional dia de Ano Novo, para acabar o dia 15 do primeiro mês, em que se celebra a Festa das Lanternas.
Nestas datas, todo mundo que vive fora de casa, se muda para o lar, junto ao resto da família para compartilhar esses dias com eles, rodeados de pratos tradicionais da culinária chinesa, algo que é considerado como um símbolo de boa sorte. Deve ter em conta que devido a essas transferências, os transportes públicos costumam estar saturadísimos, por isso, se você vai viajar nestas datas, o melhor é que você faça as reservas com antecedência.
Outras costumes típicos estas datas são limpar as casas com vassouras velhas, que, depois, são jogados, lançar foguetes para afastar a má sorte, ou pendurar cartéis vermelhos nas portas com poemas…


E apesar de que as festividades sempre unem os viajantes com os locais, se há algo que você deve ter em conta quando planejadas por vocę uma viagem à China é o tema da comunicação no sentido mais amplo da palavra.
Sendo este tema alvo de muitos dardos, alguns mais bem sucedidos e/ou mais tópicos do que os outros, queremos deixar uma seleção de 10 dicas para fazer uma viagem à China mais fácil que acreditamos que irá ajudá-lo tanto na preparação da viagem, uma vez que esteja lá.


1 – Na China, a palavra “sim” nem sempre quer dizer que se está afirmando algo


Contra o que possa parecer, na China este gesto afirmativo, tal e como o conhecemos no ocidente, nem sempre quer dizer que se está afirmando algo. Tanto pode significar o contrário, como uma expressão de surpresa ou gesto que indique falta de conformidade ou discordância. Assim que o melhor, se você está perguntando algo, é ter a certeza dessa resposta perguntando mínimo 5 vezes mais. Quando estiver totalmente seguro para essa resposta, ainda assim, o melhor é não apostar tudo em uma carta, por acaso…

10 dicas para fazer uma viagem à China mais fácil

10 dicas para fazer uma viagem à China mais fácil


2- “Na China se come tudo o que anda, menos as pessoas; tudo o que voa, menos os aviões; tudo o que nada, a menos que os navios; e tudo o que tem pernas, menos as mesas”


Você poderia pensar que esta afirmação é exagerada, mas você com certeza não é, assim, quando você pediu em um restaurante, na maioria deles as cartas não estão em inglês, tenta levar um tradutor offline ou melhor ainda, alguns desenhos dos pratos/alimentos mais genéricos, como copo, água, varetas, frango, carne, ovo…temos certeza que será de grande ajuda quando chegar aquele momento em que você está em frente a uma carta em chinês, com 50 opções entre as quais escolher e não sabe nem por onde começar.

Escorpiões no mercado de Pequim

Escorpiões no mercado de Pequim


3 – Falar chinês, toda uma ajuda em uma viagem à China


Se há um país em que só se fala o idioma local, que é a China. Embora pareça mentira, é bastante difícil encontrar alguém que se defenda ou quer falar em inglês com um turista, por isso é algo que convém ter em conta e propor alguma solução, como a aprendizagem do chinês online para fazer a viagem à China mais fácil e muito mais completo. Embora possa parecer mentira com o método de 8Belts você pode aprender o idioma em 8 meses, certificando-se que a dedicar 30 minutos por dia, você pode manter 2 conversas por semana com um falante nativo. Além disso, você pode começar a aprender chinês grátis a partir de hoje mesmo testando isso durante 8 dias.

Pingyao. 10 dicas para fazer uma viagem à China mais fácil

Pingyao


4 – o Banho na China?


Este é um tema um tanto controverso e não os melhores dicas para viajar para a China, por isso é melhor que você esteja preparado para o pior, para assim levar uma alegria se você encontrar qualquer situação um pouco melhor a imaginada. Na China é muito comum a substituição dos vasos sanitários tradicionais de buracos no chão, em que o papel de water é o máximo ausente. Dito isto, pensa que os kleenex na China podem chegar a ser seus melhores aliados, e se fará a viagem para a China mais fácil.


5 – Um centímetro de um mapa na China são 5 km reais


Isso é algo que você deve ter muito em conta, sobretudo quando estiver em cidades grandes e visualizar a guia planejadas por vocę uma visita a esse templo, que parece estar tão perto de seu alojamento. Provavelmente, essa proximidade se converta em 3 horas a pé e te lembres do metro que tinha ao lado do hotel a cada segundo de sua visita.
Isso também vale para o momento em que você está planejando a viagem, já que as distâncias são muito importantes na hora de gerir as visitas e horários do dia, mantenha isso em mente!

Fenghuang

Fenghuang


6 – Corra, seja esperto e corajoso e faze a tua viagem para a China mais fácil


Na China, se não corres, terá perdido a batalha. Tenha em conta que a grande maioria dos carros não param nos semáforos, nem mesmo quando estão em verde, então você já pode imaginar como deve atravessar os passeios de pedestres se você não quiser acabar esperando horas e horas para que alguma alma caridosa tenha misericórdia sobre ti e te dê a opção de cruzar a estrada.
Seja esperto, se não quiser te arriscar a ficar sem assento em qualquer transporte público. Na China, no sentido de fazer fila, tal como nós o entendemos, não há por que se você não for um pouco avispado, provavelmente será o único viajante que ficar em terra. E seja ousado, não há nada como provar desafio para salvar qualquer obstáculo na China.

Yangshuo

Yangshuo


7 – Gosta da solidão. Provavelmente não dure muito


Na China é pouco habitual para desfrutar de algum lugar na solidão, assim que se você tiver a sorte de te dar, naquele momento, agárralo forte e se divertir como se fosse o último. Entendemos que possa parecer exagerado, mas você só tem que pensar a quantidade de gente que viaja pela China, sobre tudo turismo local, para fazer uma idéia de como costumam ser os lugares mais turísticos para os que com certeza será que tu vás. Ter isso claro se você evitará surpresas, além disso, sempre pode dar a volta e encontrar nestes momentos, os momentos perfeitos para interagir com os locais e praticar o idioma. Você não acha?

Parque Nacional de Zhanjiajie

Parque Nacional de Zhanjiajie


8 – o Fotos na China? Dispara a câmera e não pense


Como mencionamos anteriormente, no tópico de desfrutar da solidão, o mesmo se pode aplicar aos lugares que você quer fotografar. Aproveite o momento e dispara a câmera no momento em que você vê uma fotografia. Se você esperar alguns segundos, o mais provável é que, no quadro da foto sonhada apareçam 10 chineses e essa imagem idílica com a que você pensava se lembrar de sua viagem à China terminar apenas em sua retina.
Mas como em tudo, há sempre algum jeito. Neste caso, acordar cedo é a melhor opção. Contando que os grupos organizados, de forma a que viajam a maioria dos locais, que costumam começar as visitas sobre as 9:30-10 da manhã, se você fizer uso do despertador, estamos confiantes de que você pode desfrutar praticamente na solidão dos locais mais interesse.

A Grande Muralha Da China

A Grande Muralha Da China


9 – Levar os endereços dos locais de interesse em chinês vai fazer a viagem para a China mais fácil


Se há algo que temos certeza irá ajudar muito, você sabe ou não o idioma, é levar todos os endereços dos locais turísticos, estações de trem ou hotéis apontadas em chinês. Levando isso somente você terá que mostrar ao taxista ou a alguém na rua para que possam lhe orientar que direção tomar para chegar ao destino.

Pingyao

Pingyao


10 – Prepare-se: a China é um país incrível


E é que, apesar de tudo o que leu antes, algumas coisas como você pôde observar são contadas em tom de humor e estão um pouco escenificadas, a China é um país incrível, desses que deixam marca e não se esquecem jamais. Você não acha? Imagine se é assim que nós o tornamos este ano!


Cruzeiro pelo rio Li em Yangshuo

Classifique esse post