10 lugares que ver em Marrocos imprescindíveis

Há muitos lugares que ver em Marrocos imprescindíveis, um país com uma cultura e tradições muito diferentes das de sua próxima Europa, que estamos seguros, te dominará nada mais chegar. A menos de 20 quilômetros de Gibraltar você vai encontrar lugares tão diferentes como cidades com labirínticas medinas em que se perder, desertos, grandes dunas de areia para passar a noite rodeado de estrelas, paisagens áridas de montanhas e cascatas, vilarejos de pescadores banhados pelo Oceano Atlântico e outros adobe ancorados no tempo, tudo isso sempre com um chá de menta na mão.
No nosso caso temos visitado várias vezes, Marrocos, e com certeza voltaremos mais alguns, então, com base em nossa experiência e em viagens futuras, fizemos uma lista dos que crêem, são os 10 lugares que ver em Marrocos imprescindíveis. Vamos começar!


1. Marrakech


A maior parte dos viajantes que vão pela primeira vez a Marrocos, têm a sua primeira tomada de contato em Marrakech. No nosso caso, seguimos a tradição e a visitamos durante a viagem que fizemos a Marrakech e Essaouira em 5 dias.
Esta cidade fascinante e às vezes cansativa, em que é uma obrigação de ficar em um riad na medina e tomar um chá ao pôr do sol enquanto você observar a vida e as mudanças da Praça Jamaa el Fna, é um símbolo do país, além de uma visita imprescindível.
Há muitas outras coisas que ver e que fazer em Marrakech, cidade de palácios, mercados, jardins, mesquitas e medersas, mas o melhor é perder-se sem rumo pelas suas labirínticas ruas e encontrar a verdadeira essência da cidade.
Uma boa opção para ter um primeiro contato com a Medina e da Praça Jamaâ el Fna é reservar uma visita guiada em espanhol ou em um tour privativo em português.

Marrakech

Marrakech



2. Ksar de Ait Ben Haddou


Em Ouarzazate, a porta para o grande deserto do Saara, encontra-se o Ksar de Ait Ben Haddou, um dos lugares que ver, em Marrocos, mais imprescindíveis. Ait Ben Haddou é um maravilhoso povo de argila e adobe, parado no tempo, em uma zona árida e rochosa, que temos certeza, você vai se surpreender.
Nós o visitamos na rota das kasbahs que fizemos durante 4 dias em carro de aluguer e, temos que reconhecer, foi uma das ginjas da viagem.
Além disso, como anedota, diremos que este Ksar, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, foi cenário de filmes como Lawrence da Arábia e Gladiator.
Para chegar a Ait Ben Haddou, desde Marrakech você pode fazê-lo de carro, táxi ou ônibus, o ksar fica a menos de 200 km de Marraquexe, e ainda tem que atravessar a cordilheira do Atlas e há muitas curvas, o que pode levar cerca de 5 horas.
Uma opção mais confortável se você não quiser dirigir ou depender do transporte público, é reservar esta excursão Ouarzazate com guia em português com a qual se recolherão diretamente no hotel..


Ksar De Ait Ben Haddou


3. Deserto do Saara


Passar a noite em uma tenda sob uma noite estrelada no meio do deserto do Saara, é uma das melhores excursões em Marraquexe que você pode fazer.
Há que ter em conta que há duas áreas principais do deserto do Sahara, que se podem visitar facilmente a partir de Marrakech: Zagora e Merzouga. O deserto de Zagora está a cerca de 7 horas de Marrakech, atravessando o maravilhoso Vale do Draa e apesar de suas dunas não são tão lindas como as de Merzouga, se não tiver muitos dias, é a opção perfeita para viver a experiência de passar uma noite no deserto.
A outra opção seria a de Merzouga, um dos desertos mais bonitos do mundo, em que um mar de dunas perfeitas são as protagonistas do cenário em que você vai passar uma das melhores noites de sua vida sob as estrelas.
Você pode executar qualquer uma destas excursões em aluguel de carro ou táxi e uma vez no destino contratar um dos tours em 4×4 no deserto, que se oferecem na entrada.
Outra opção mais confortável e seguro é contratar alguma destas excursões em Marraquexe com guia em português em que se recolherão diretamente no hotel.
Algumas das melhores dependendo dos dias que você tem são:
– Excursão de 3 dias para o deserto de Merzouga em português
– Excursão de 4 dias para o deserto de Merzouga em português
– Excursão de 2 dias ao deserto de Zagora em português

Deserto de Merzouga

Deserto de Merzouga


4. Fez


Fez, com uma medina do século VIII, declarada Patrimônio da Humanidade e considerada a maior do mundo, é uma das cidades que visitar em Marrocos, mais imprescindíveis. Ao contrário da popular Marrakech Fez te permite desfrutar de suas labirínticas ruas, visitar as escolas corânicas e comprar em seus mercados, com mais tranquilidade, algo que temos que confessar, agradece e muito.
O lugar mais destacado da medina murada é Curtumes Chouwara, um espetáculo de cheiros e cores, entre outras muitas coisas que ver e que fazer em Fez.
E depois de percorrer a cidade, como não podia ser de outra forma, não podemos esquecer da gastronomia e muito mais em um lugar como Marrocos, assim que recomendamos para subir em qualquer de seus terraços, com vistas para a medina, enquanto devoramos o melhor cuscuz e tajine da cidade.
Uma boa opção para conhecer a história e os detalhes da cidade é reservar uma visita guiada em português a Medina de Fez ou esta visita, que inclui um tour panorâmico.

Fez

Fez


5. Chaouen, um dos lugares que ver em Marrocos


Chaouen ou Chefchaouen, conhecida como a ” cidade azul, localizada aos pés das montanhas do Rif, é considerada como a cidade mais bonita de Marrocos. Sua característica mais famosa é a dominante presença do azul de escalas diferentes em suas casas e ruas, algo que a faz única e encantadora ao mesmo tempo.
Sua antiga medina é um paraíso para os amantes da fotografia, em que não pode deixar de capturar lugares com encanto, além de desfrutar da proximidade e hospitalidade de seu povo. Embora passear e perder-se pela medina azul é uma das melhores coisas que fazer em Marrocos, também não pode deixar de ir ver a Alcazaba, a Grande Mesquita ou os lavadores, outros dos pontos imperdíveis da cidade.
Chaouen está situado perto das cidades de Tânger ou Tetuão e pode chegar a ela no táxi compartilhado no caso de que você não quer alugar carro. Mas se estas hospedado em Fez, uma boa alternativa é reservar esta excursão para Chaouen com guia em português de um dia.

Chefchaouen, um dos lugares que ver em Marrocos

Chefchaouen, um dos lugares que ver em Marrocos


6. As Gargantas do Dadés e Todra


Os vales do Dadés e Todra oferecem algumas das paisagens mais espetaculares de Marrocos, com suas gargantas e cânions kársticos. A garganta do Dadés situada no Alto Atlas, a primeira que você vai encontrar se você estiver indo em direção ao deserto de Merzouga, é a que oferece maior variedade de paisagens e poderíamos dizer, é mais espetacular.
A estrada que te leva para o alto da garganta é espetacular, em que um de seus lugares mais destacados são as caprichosas formações rochosas conhecidas como “os dedos do macaco” ou as kasbahs espalhadas por este ambiente árido e erodida.
Além disso, a Garganta de Todra, situadas no lado leste do Alto Atlas, com alguns canhões de pedras, com paredes de até 300 metros, é um paraíso para os escaladores.
Estes dois vales se podem visitar em um dia e fazem parte do caminho que te levará para o deserto de Merzouga de Marraquexe.

Garganta do Dades

Garganta do Dades


7. Essaouira


Essauoira, é conhecida como a pérola do Atlântico, além de ser um dos lugares que ver, em Marrocos, mais bonitos e imprescindíveis. Fica a menos de 200 km de Marraquexe e declarada Patrimônio da Humanidade, é um oásis de tranquilidade, perfeito para desligar-se, às vezes, estressante Marrakech.
Esta cidade branca de pescadores destaca-se pela sua medina em que você pode comprar de boa artesanato e iguarias com base no pescado e frutos do mar em algum de seus muitos restaurantes. A cidade é fortificada e da área do porto, você pode tomar algumas lindas fotos de Essaouira banhada pelas grandes ondas do Oceano Atlântico.
Para chegar a Essoauira de Marraquexe, você pode fazê-lo de autocarro da estação principal, em um percurso de cerca de 2 horas.
Outra opção é reservar esta excursão com guia em português a Essaouira, em que se recolhem diretamente no hotel.

Essaouira

Essaouira


8. Cascatas de Ouzoud


As Cascatas de Ouzoud, localizada a 150 km de Marraquexe, na cordilheira do Atlas, são as mais lindas do Marrocos e do norte de África. Seus saltos de água são de mais de 100 metros e vêm do rio Ouzoud, em que para além de dar um banho em suas águas frias, poderá desfrutar de um ambiente de vegetação muito diferente dos cenários típicos de Marrocos. Durante o passeio pelas cachoeiras pode cercar as cachoeiras por ambos os lados e ver alguns de seus habitantes mais curiosos, os macacos.
Para chegar às cachoeiras de Marraquexe, você pode fazê-lo de carro, táxi ou reservar este tour com guia em português, em que se recolhem no hotel e em menos de 3 horas já estará em esta maravilha da natureza.

Cascatas de Ouzoud, um dos lugares que visitar em Marrocos

Cascatas de Ouzoud, um dos lugares que visitar em Marrocos


9. Volubilis


Volubilis, localizada a menos de 90 quilômetros de Fez, é considerado como o sítio romano melhor conservado do norte de África. Esta antiga cidade romana, incluída na lista do Património da Humanidade da Unesco, conserva restos de locais importantes como a catedral e o Templo de Júpiter, as termas, o fórum e o que mais nos chamou a atenção a nós quando a visitamos, os seus magníficos mosaicos.
Além disso, cerca de 4 km de Volubilis se encontra a cidade sagrada de Moulay Idrís, em que se pode visitar a sua medina antes de ir para o sítio.
Você pode chegar às ruínas de Volubilis do Meknès em cerca de 30 minutos de táxi compartilhado, mesmo que outra boa opção é reservar um tour com guia em português o Fez no que se visita Volubilis, Moulay Idrís e Meknès.

Volubilis

Volubilis


10. Meknès


Meknès, a menos famosa das quatro cidades imperiais de Marrocos, tem um lindo centro histórico cheio de mercados e recantos mágicos, que, estamos certos, vais adorar.
Esta cidade foi uma de nossas paradas durante nossa viagem para Casablanca, Meknés e Fez no trem e depois da experiência, não temos dúvidas em situá-la entre os melhores lugares para se ver em Marrocos.
O melhor da cidade é passear pelas labirínticas ruas da medina, em que você pode ver os artesãos trabalhando o ferro ou o tecido, como há séculos. Outros de seus lugares mais interessantes são a Praça o), a madraça Bou Inania, o mausoléu de Moulay Ismail, das madraçais ou a Bab Mansour, a grande porta de entrada da medina.

Meknes

Meknès

Classifique esse post