10 lugares que ver na Grécia imprescindíveis

Há muitos lugares que ver na Grécia, berço da atual civilização ocidental e um país cheio de recantos que estamos seguros se apaixonar assim que chegar. E é que é difícil resistir a sítios arqueológicos que se movem para a Antiga Grécia, mosteiros situados entre paisagens incríveis, belas ilhas de águas transparentes e vilarejos de sonho, que junto a uma excelente e variada gastronomia fazem da Grécia, uma escolha segura para os seus dias de férias.
Baseando-nos na experiência de nossa viagem a Grécia, em 32 dias, fizemos uma seleção do que pensamos, são os 10 lugares que visitar na Grécia imprescindíveis. Vamos começar!


1. Atenas


Atenas é uma cidade com mais de 3.000 anos de história e, sem dúvida, um dos lugares que ver na Grécia, mais imprescindíveis. E mesmo que se diz da capital da Grécia, que em quanto a pisa ou você ama ou você odeia, acreditamos que, se você investir 2 ou 3 dias em conhecê-la bem e percorrer os locais com mais charme, você terminará adorando e, claro, querendo voltar.
De todos os lugares que ver em Atenas, o lugar mais impressionante e mais visitado da cidade é a Acrópole, situada no topo e com os restos do antigo Partenon como a autêntica jóia e ícone da Grécia.
Além do Partenon e de outros templos da Acrópole, você não pode perder a visita aos bairros de Plaka, Monastiraki e Anafiótika, encontrar o templo de Zeus, subir o monte Lycabettus ou ao Filopapo para ver o pôr-do-sol, desfrutar do Mercado Central, entrar no museu da Acrópole, passear pela antiga Ágora e Ágora romana, além de desfrutar de pratos tradicionais como a moussaka, o gyros ou o iogurte grego.
Durante os três dias em Atenas, nós ficamos no Phaedra Hotel, com uma excelente localização na zona de Plaka, que também tem uma das melhores relações qualidade/preço da cidade.
Uma boa opção para conhecer a incrível e longa história de Atenas é reservar esta visita com guia em português que passa pelos pontos turísticos mais importantes da cidade ou reservar esta oferta, que inclui entrada ao Museu da Acrópole.

Atenas

Atenas



2. Santorini


A ilha de Santorini, situada no arquipélago das Cíclades, é, para nós, a ilha mais bonita e um dos lugares para se visitar na Grécia.
Esta ilha produto de uma grande erupção vulcânica tem a forma de meia lua, com várias ilhas ao redor de sua famosa caldeira, na qual também se destaca a sua configuração geológica, que lhe dá um aspecto diferente das outras ilhas do Mediterrâneo, destacando-se nesta as suas vilas, virados para a falésias, de fachadas brancas, portas e janelas de um azul vibrante.
Dar um mergulho em alguma de suas praias, ver o pôr-do-sol sobre a caldeira de um mirante, fazer alguma rota de caminhada, desfrutar do ambiente de Fira, enamorarte passeando por Ouvia ou visitar sítios arqueológicos como Akrotiri, são algumas das melhores coisas que você pode fazer na ilha mágica de Santorini.
Depois de nossa experiência, especialmente se você viajar em alta temporada, recomendamos reservar com bastante antecedência o hotel, já que os preços são altos e as vagas se esgotam com muita facilidade.
Nós ficamos durante os quatro dias que estivemos na ilha Gaby Apartments com uma vista incrível, um pessoal muito simpático e uma grande relação qualidade/preço.
A melhor opção para chegar a Santorini de Atenas, caso não utilize avião, é reservar um ferry a partir do porto de Pireu.
No porto há várias empresas que oferecem a viagem e o preço vai depender do tipo de barco que escolher, tendo em conta que as linhas rápidas que são mais caras e podem levar cerca de 4 horas, por um preço de cerca de 60 euros, enquanto que as baratas custam 40 euros e demora mais de 7 horas.
Outra alternativa mais simples é reservar uma escapadela de Santorini de 2 ou mais dias ou a pausa de 4 dias em que você vai conhecer, também, Mykonos, nas duas excursões incluem o hotel mais característico.

Santorini

Santorini


3. Meteora


Meteora é um vale localizado no norte da Grécia, em que se levantam alguns colossos de pedra de mais de 600 metros de altura, em que se construíram vários mosteiros há mais de 7 séculos. Estes mosteiros suspensos do céu, declarados Património da Humanidade, são um dos lugares que ver na Grécia e do mundo o mais bonito.
Sua situação no alto das montanhas, lhe davam proteção e um lugar perfeito para meditar com os monges, e ainda chegaram a ser 24 mosteiros, muitos deles foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial, por isso que atualmente são 13 mosteiros, mas apenas 6 pode-se visitar, entre os quais destacam-se o mosteiro do Grande Meteoro e o mosteiro Varlaam, em que no seu interior podem ser antigos frescos, além de excelentes vistas do vale.
Para a sua estadia em Meteora, a melhor opção são os povos de Kastraki e Kalambaka, localizados perto dos mosteiros. Estes dois povos, localizados a mais de 4 horas de carro de Atenas, tem uma boa infra-estrutura hoteleira e de restauração, mas recomendamos reservar com bastante tempo de antecedência, especialmente se você viajar em alta temporada, já que as praças hoteleiras normalmente esgotam facilmente, mais rápido até do que os hotéis das ilhas.
No nosso caso, escolhemos o Hotel Doupiani House de Kalambaka, onde passamos 3 dias com umas vistas magníficas de Meteora.
Para visitar os mosteiros de Meteora, em Atenas, você pode alugar carro na Grécia para fazer um passeio pela Grécia por livre, ou ir de trem a partir de Atenas, em umas 5 horas.
Outra boa opção é reservar uma excursão de dois dias com guia em português no que se inclui a incrível Delfos e o alojamento.

Meteora

Meteora


4. Delfos


Delfos, um antigo templo dedicado ao deus Apolo e declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é outro dos locais a visitar na Grécia imprescindíveis.
Na antiguidade, neste templo se encontrava o oráculo de Delfos, em que várias pitonisas interpretavam as palavras dos deuses, para responder a consultas dos peregrinos. Este lugar, que se veio a converter-se no centro religioso da Grécia, tem várias ruínas arqueológicas que vale a pena conhecer além do templo de Apolo, como um teatro com capacidade para 5000 espectadores, o estádio e o museu, em que se destaca a figura de bronze do Auriga de Delfos.
Se você está em rota pela Grécia, você pode se hospedar na cidade de Delfos, situado ao lado do sítio arqueológico. Nós estivemos no Hotel amalia kalambaka com uma boa localização e um excelente café da manhã.
Para chegar a Delphi, a partir de Atenas, se você não tem carro, você pode pegar um ônibus no terminal B, que leva cerca de 3 horas, por um preço de 16 euros o trajeto.
Outra alternativa mais confortável no que se passarão a recolher pelo seu hotel de Atenas, é reservar esta excursão de um dia a Delphi, com guia em português.

Delfos

Delfos


5. Creta, um dos lugares que ver na Grécia


Creta, a maior das ilhas Gregas e a que precisa de mais de uma semana para desfrutá-la como merece, é a nossa próxima recomendação dos lugares que ver na Grécia.
Com tudo o que você procura em uma viagem, Creta é perfeita para desfrutar de cidades com o ambiente, praias de águas cristalinas, povoados ancorados no tempo, ruínas arqueológicas, natureza selvagem e uma comida deliciosa. Começando pela capital, Heraklion com vários locais de interesse, você pode fazer um percurso de carro de aluguer ou transporte público para desfrutar de todas as maravilhas da ilha.
Entre os lugares mais bonitos de Creta, encontra-se a praia de cultura grega, o Desfiladeiro de Samaria, o mosteiro Moni Arkadiou, a cidade fortificada de Rethymno, as cidades de Agios Nikolaos e Chania, a caverna Sendóni, o sítio de Gortina, a aldeia piscatória de Loutró, o palácio de Knossos e os afrescos bizantinos de várias igrejas, como a Igreja de Agios Georgios ou de Kritsa.
Para chegar a Creta, a melhor opção é de avião do Brasil ou em outras cidades europeias, já que não há voos diretos para Heraklion ou fazendo escala em Atenas. Você também pode chegar a Creta, reservando um ferry no porto do Pireu, já que dependendo do tipo de barco você pode tardar a partir de 6 até 9 horas, tendo em conta que também os há noturnos.

Creta, um dos lugares que ver na Grécia

Creta, um dos lugares que ver na Grécia


6. Corinto, Epidauro e Micenas


Qualquer rota de carro ou de transporte público na Grécia continental deve incluir a península do Peleponeso com suas incríveis sítios arqueológicos de Corinto, Epidauro e Micenas.
Corinto, famosa pelo seu canal que liga o mar Egeu com o mar Jónico, tem as ruínas da Antiga Corinto o motivo principal para considerá-la uma parada obrigatória. Destas ruínas encontra-se o soberbo templo de Apolo do ano 550.C. e um pouco mais longe, a Acrópole, situada na montanha de Acrocorinto.
Epidauro é conhecido por seu Antigo Teatro do século IV.C. considerado um dos teatros gregos melhor conservados e com melhor acústica do mundo em que, além de maravillarte com o teatro, você pode desfrutar da zona arqueológica das ruínas do estádio, o templo de Asklepios e o Tholos.
Micenas, localizada a 90 quilômetros de Atenas, é outro sítio arqueológicos que ver na Grécia. Entre os seus lugares mais destacados está o Tesouro de Atreu, a muralha com a Porta dos Leões, o círculo de sepulturas, os restos do Palácio de sua mãe, e os tholos micênicos.
A melhor opção para percorrer o Peleponeso é alugar carro, mas se você não quiser dirigir e não quer perder muito tempo no transporte público, você pode reservar qualquer um desses tours com guia em português:
– Reservar viagem a Corinto, Micenas e Epidauro
– Reservar circuito clássico de 4 dias
– Reservar circuito clássico de 3 dias
– Reservar circuito de 2 dias

Teatro de Epidauro

Teatro de Epidauro


7. Mykonos


Mykonos, perto de Santorini, é uma das ilhas do arquipélago das Cíclades mais famosas e outro dos locais a visitar na Grécia.
Esta pequena ilha famosa por suas festas e sua animada vida noturna, também esconde uma paisagem natural misturado com as características casas brancas, que estamos seguros, te deixam sem palavras e se tornará em poucos minutos, em um dos lugares que ver na Grécia mais incríveis.
Um percurso pela ilha deve começar Chora, a capital de Mykonos, onde você não pode deixar de perder-se pelas suas labirínticas e estreitas ruas, fotografar milhares de casinhas brancas com janelas azuis, enamorarte na Pequena Veneza, encontrar a igreja de Panagia Paraportiani, percorrer o antigo porto e subir até a parte alta da cidade para ver os Moinhos de Vento, ao pôr-do-sol.
Depois de visitar Chora, você pode alugar uma moto ou um carro para explorar a ilha e desfrutar de suas praias, entre as quais se destacam a Paraga, Paradise, Super Paradise, Elia e Kalafatis, além de outros lugares interessantes de Mykonos, como o incrível Monastério de Panagia Turliani e as ruínas de Portes.
Além de todos esses lugares, tenha em conta que uma viagem muito recomendada em Mykonos é a da vizinha ilha desabitada de Delos, lugar sagrado da antiga Grécia, com um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia.


Em Mykonos, recomendamos permanecer no Chora, o lugar da ilha, com mais infra-estruturas, em que nós estivemos no Hotel Olympia está situado a 200 metros da praia, com quartos espaçosos e muito limpos.
Além de chegar de avião Mykonos, você tem a opção de reservar um ferry no porto do Pireu, Atenas para chegar em menos de 3 horas para o novo porto de Míconos.
Outra alternativa mais simples é reservar uma viagem para Mykonos de 2 ou mais dias ou a pausa de 4 dias em que você vai conhecer, também, Santorini, nas duas excursões incluem o ferry, hospedagem e traslados.

Míconos, um dos lugares para se visitar na Grécia

Míconos, um dos lugares para se visitar na Grécia


8. Cabo Sunión


Em Cabo Sunión, localizado a 65 quilômetros ao sudeste de Atenas, você poderá ver um dos pores do sol mais bonitas do mundo, além de ter uma vista panorâmica do mar Egeu, que tornam-no num dos lugares que ver na Grécia.
Neste cabo foram construídos dois belos templos na Grécia Antiga: o Templo de Poseidon e o Templo de Atena. As ruínas do templo de Poseidon do século V a.C. situadas a cerca de 60 metros sobre o nível do mar, é um dos lugares que ver na Grécia, imprescindíveis, que aconselhamos a não perder, no qual se destacam os seus grandes colunas de mais de 6 metros de altura, em que em uma delas o poeta Lord Byron pôs seu nome.
O templo dedicado à deusa Atena fica a 400 metros do Poseidon e ainda se conservam muito poucos vestígios, vale a pena uma visita.
Para chegar ao Cabo Sounion de Atenas, se não tiver um carro, você pode pegar o ônibus na Praça Egiptou, que partem a cada hora, entre as 6:30 e as 17:30, por um preço de 6 euros.
Outra alternativa mais simples é reservar esta excursão com guia em português em que vos recolhidas no hotel e que está considerada como uma das melhores passeios de Atenas.

Cabo Sunión

Cabo Sunión


9. Olímpia


Olímpia, situada na Península do Peloponeso, é um dos lugares mais famosos da Grécia, por ser o local em que se realizaram os primeiros Jogos Olímpicos da história em 776 a.C. e, portanto, um dos lugares que ver na Grécia imprescindíveis.
O Santuário de Olímpia, no que a cada ano se faz a cerimônia do acendimento da chama olímpica, que é o seu lugar mais emblemático, mas não vamos negar que tem que colocar um pouco de imaginação para fazer uma ideia do que foi este lugar na Antiga Grécia.
Toda a zona arqueológica é uma combinação de templos dedicados aos deuses, o Templo de Zeus, espaços para a cultura como o estudo de Fídias e prática de esportes, como o estádio onde se disputaram os jogos há quase 3.000 anos. Para além da visita às ruínas não pode deixar de visitar o Museu Arqueológico de Olímpia, um dos melhores e outro dos locais a visitar na Grécia.
Se não tiver carro, uma boa opção para chegar a Olímpia, a partir de Atenas é pegar um ônibus do Terminal A, em um trajeto de pouco mais de 5 horas. Outra alternativa mais simples é fazer um dos circuitos pelo Peleponeso, que incluem a cidade:
– Circuito por Micenas e Olímpia de 2 dias
– Circuito clássico de 4 dias
– Circuito clássico de 3 dias

Olímpia

Olímpia


10. Outras Ilhas Gregas recomendadas


As mais de 2000 ilhas gregas que se repartem por vários arquipélagos formam um grande mosaico de águas de cor turquesa, pequenas aldeias de casas brancas e falésias de vertigem, de que podemos dizer, sem medo de errar, que formar alguns dos lugares que ver na Grécia imprescindíveis.
Entre as ilhas gregas mais bonitas que ver na Grécia estão:


Corfu: esta ilha Jônica dispõe de campos de oliveiras, vilas pitorescas, a incrível cidade de Corfu com suas casas de estilo veneziano, baías e praias, templos dedicados aos deuses antigos gregos e um monte de experiências que te permitirão desfrutar ao máximo das suas férias.
Zante: esta ilha Jônica, destaca-se por suas cavernas entre penhascos, a cor azul da água, da natureza selvagem e da praia Navagio, uma das mais famosas do mundo com os restos de um navio naufragado na areia.
Rodas: a maior ilha do Dodecaneso, é também uma das mais bonitas. Famosa na antiguidade por o grande Colosso de Rodes, que servia de farol. Agora, impressiona a cidade medieval de Rodes, rodeada de muralhas, o povo de Londos, as lindas praias, as mesquitas, as igrejas, os mosteiros e os sítios arqueológicos.
Paros: esta pequena ilha das Cíclades, tem praias com águas cristalinas, povoados de casas brancas, ruas estreitas, igrejas, mosteiros e uma animada vida nocturna. Ao lado de Paros fica Antiparos famosa por uma antiga caverna cheia de estalactites e estalagmites.
Naxos: esta ilha reúne tudo o que você pode desejar em suas férias e com um preço menor para as ilhas vizinhas. Há muitas coisas para ver em Naxos, mas destaca-se por ter os sítios arqueológicos mais bem conservados do arquipélago das Cíclades, além de uma deliciosa cozinha mediterrânica.
Milo: esta pequena ilha vulcânica das Cíclades, destaca-se por sua incrível paisagem erodida e as cores de suas praias e montanhas. Não perca o lugar onde você encontrou a Vênus de Milo, uma das estátuas mais famosas do mundo, que atualmente você pode ver no Museu do Louvre em Paris.
Folegandros: esta ilha das Cíclades, tem vários lugares de destaque como o povo Chora com o seu belo centro histórico, a praia de Fira, e a de Livadaki, a igreja de Panagia e seus magníficos pores-do-sol.

Naxos, um dos lugares que ver na Grécia

Naxos, um dos lugares que ver na Grécia

Classifique esse post