A criatividade das crianças no verão

A criatividade é a capacidade de gerar novas idéias ou conceitos que habitualmente produzem soluções originais. Também se considera criatividade as novas associações de ideias e conceitos conhecidos. Este conceito é sinônimo do pensamento original e criativo. Com as crianças é muito importante estimular a criatividade, para que com o passar dos anos se transforme em algo natural e benéfico para o seu futuro. Muitos estudos afirmam que uma pessoa criativa tem mais confiança em si mesmo, capacidade intuitiva, imaginação, entusiasmo e capacidade intelectual.


criatividade vctf viagens familiares


Uma vez explicada a capacidade de criatividade, sua importância e os muitos benefícios de trabalhá-la desde pequenos, é hora de descobrir como estimularla. O verão é um momento ideal, e se além disso o unirmos para umas férias em família, perfeito. Os mais pequenos têm uma incrível capacidade para expandir sua imaginação e transformar o cotidiano em algo extraordinário, por isso viajar com crianças também nos ajudará os adultos a trabalhar e a certeza de que melhorar a nossa capacidade criativa. Estas são algumas dicas para dar vazão à nossa criatividade na época estival.



  • O Sal de casa! No verão devemos aproveitar o bom tempo e sair de casa (ou do hotel), pois assim teremos mais oportunidades de viver novas experiências. Faça com que seus filhos se sintam como verdadeiros exploradores e viver novas aventuras. É conveniente abandonar de vez em quando a nossa zona de conforto e se mover em um ambiente desconhecido e experimentar coisas novas. Essas experiências ajudam as crianças a realizar-se como pessoas e melhorar a sua capacidade criativa durante a nossa viagem em família.

  • Férias Offline. Quando viajar com a sua família, uma boa ideia é se desconectar da internet e das novas tecnologias. Se as crianças não têm acesso a celulares, tablets, consolas de jogos e outros dispositivos tecnológicos são criados horas mortas em que devem desenvolver a sua imaginação e criatividade. Por isso é importante que, durante as férias em família e tenha momentos em que teremos que deixar que se cansar para que entre em vigor a sua mente e busquem outras alternativas de lazer diferentes das habituais.

  • Trabalhos manuais. Fazer trabalhos manuais é a actividade perfeita para trabalhar a criatividade. Cria um espaço de trabalho, acompanha seus filhos em uma loja para comparar os materiais e deixar que eles escolham os que mais gostar. Cada criança tem suas preferências, giz, aquarelas, canetas, tesouras, papel de diferentes texturas… Dá rédea solta à sua imaginação e que eles decidam o que querem fazer com as ferramentas de que dispõem. Também é muito recomendável aproveitar as circunstâncias e o ambiente que nos rodeia. Por exemplo, em férias com crianças na praia podemos tentar projetar e construir complexos castelos de areia ou procurar conchas especiais e fazer projetos sobre a areia. A praia oferece-nos muitas opções e pode se transformar em um bom estúdio de arte.

  • Fotos. Embora anteriormente os mencionamos desfrutar de um verão offline era uma excelente alternativa para trabalhar a criatividade, há um dispositivo muito benéfico, a câmera de fotos. A fotografia não deixa de ser uma arte, por isso ajuda a criança a desenvolver o sentido da composição e cor. Deixe que as crianças utilizem a câmera de fotos, já que é uma forma de se interessar por tudo o que há ao seu redor, além disso, muitas vezes inmortalizaran cenas que os adultos nos escaparían.

  • Crie o seu próprio jardim. Dependendo do lugar que viagem com crianças, esta atividade será mais ou menos fácil de se fazer. O jardim de casa, uma varanda ou até mesmo em uma fazenda urbana (cada vez mais), as opções são muitas. Atribui as crianças a trabalhar para cultivar, colher e cuidar de suas próprias verduras, plantas e produtos hortícolas, deixando-se envolver e a adquirir responsabilidade em cada processo. Escolher suas próprias sementes. As férias de verão são uma data perfeita para levar a cabo este projeto, que promove ao mesmo tempo a criatividade e o senso de responsabilidade nas crianças.

  • De volta aos clássicos. No verão, há tempo para tudo. Livros, jogos de tabuleiro, filme de sempre. Você pode organizar uma tarde de cinema e ver clássicos do cinema infantil como Mary Poppins, O Rei Leão… quanto à leitura, é possivelmente a atividade que mais estimula a criatividade e a imaginação, já que terão que formar-se uma idéia em sua mente apenas com os dados que lhes fornece a leitura. E por último, os jogos de mesa, uma ótima oportunidade de reunir a pequenos e grandes durante as férias familiares.

  • A cozinha. Incentiva as crianças a entrar no mundo da cozinha. Atualmente existe uma grande variedade de programas de culinária de todos os tipos. Mas o melhor exemplo neste caso é MasterChef Junior onde se podem ver as capacidades dos mais pequenos na hora de enfrentar-se a uma atividade tão criativa como é a cozinha. Muitas vezes os nossos filhos nos surpreender com combinações de ingredientes e sabores que nós nunca teríamos imaginado.

Em resumo, o verão é muito longa e há tempo para todo o tipo de actividades. Aproveite ao máximo suas férias com crianças, para dar vazão à criatividade de toda a família.


Não há nada mais divertido do que umas boas férias com crianças! A partir de 2.008, desde Viajacontufamilia oferecemos os melhores programas turísticos para suas férias em família, com a organização e garantia de Catai Tours. Você vai encontrar os melhores programas de sempre, com a maior garantia de qualidade. Viaja com crianças e vive grandes aventuras em todo o planeta, descubra os destinos recomendados de viagens para as famílias, sempre com a assistência de nossa equipe de guias de férias com crianças. Nosso objetivo é criar memórias inesquecíveis para toda a família… você vem com a gente?

Classifique esse post