A importância do sono no verão

Mesmo que seja verão e as crianças não tenham colégio no dia seguinte, dormir cedo também é muito importante durante as férias já que pode fazer a diferença na hora de desenvolver problemas de obesidade. Na hora de manter um estilo de vida saudável durante umas férias com crianças há muitas alternativas. Graças ao calor e o bom tempo típico desta época do ano pode ser mais fácil fazer com que comam frutas na hora dos lanches entre as refeições. Incentivá-los a mudar as telas do telefone móvel e televisão por qualquer tipo de atividade física também é algo muito mais fácil durante o verão. E para terminar, não atrasar demasiado a hora de ir para a cama, algo um pouco mais complicado nessas datas devido à falta de obrigações e a tardia pôr do sol.


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Este último conselho que não só está relacionado com a necessidade de manter uma certa rotina nos horários durante as suas férias em família, sobretudo para que não lhes custe muito a volta as aulas no final do verão. De acordo com um estudo realizado pelo The Journal Of Pediatrics, as crianças, especialmente os mais jovens (até aos 5 anos mais ou menos) estão em um momento crítico em que se adquirem muitos dos hábitos de vida que se manterão ao longo da adolescência e a idade adulta. Por este motivo têm menos chances de desenvolver um problema de obesidade no futuro, se vão para a cama antes das 8 da noite, que aqueles que permanecem acordados até depois das 9 da noite.


O estudo foi realizado com cerca de mil crianças nascidas todos eles, em 1991. Registraram-Se a sua altura e o seu peso para os 5 e os 15 anos e somente 10% das pessoas que haviam mantido o hábito de ir para a cama cedo, durante a infância apresentavam obesidade na adolescência. De acordo com os mais ia adiando a hora de deitar-se, o percentual de crianças que apresentavam obesidade dez anos mais tarde, subia. O percentual chegava até 23% em crianças que se acostaban depois das 9 da noite.


Segundo este estudo, o risco de ter um problema de excesso de peso, começa a se formar em idade pré-escolar e em um alto número de casos começa a se manifestar na adolescência. No estudo, podemos observar que somente com uma hora de diferença no momento de deitar para as crianças, o percentual e a possibilidade de sofrer problemas de obesidade é multiplicado por dois. Por isso, durante as viagens familiares , devemos tentar, na medida do possível, tomar rotinas e não alterar as horas de deitar-se continuamente. Logicamente, durante o verão, podemos ser mais flexíveis e em dias pontuais (as festas do povo, um filme que tinham muita vontade de ver…) pode-se quebrar essa rotina de sono durante uma viagem com seus filhos.


Os especialistas também garantem que uma hora adiantada de ir para a cama costuma marcar uma noite de sono mais longo, com um total em torno de 10-11 horas por noite recomendadas durante a infância. É importante deixar claro que os dados do estudo não revelam que ir para a cama cedo, evite a obesidade, mas que ir para a cama muito tarde aumenta o risco de crianças de sofrer no futuro.


Com todos estes dados, podemos afirmar que uma boa rotina para o sono das crianças, está no mesmo grupo de hábitos saudáveis, a alimentação e a atividade física, ajudando as crianças a criar um dia-a-dia consistente e colocar limites para o que fazem desde pela manhã até à noite. Isso também nos beneficia a nós, os pais, na hora de organizar o nosso dia. Daí a importância de manter esses hábitos no tempo, até mesmo mantê-lo durante as férias em família de verão. Algo tão simples como ter tempo no final do dia, pode fazer a diferença entre comer saudável ou, pelo contrário, optar por comida rápida, pouco saudável.


Eu e meus filhos adolescentes também têm que dormir logo?


Certeza que depois de ler sobre o estudo do sono em crianças você está fazendo esta pergunta. À medida que as crianças vão crescendo, os padrões de sono vão se ajustando até que são confrontados com a pré-adolescência, uma fase em que as mudanças hormonais são o fator principal. Estas alterações hormonais alteram tanto o sonho como o consumo de energia ao longo do dia. Por esta razão, um adolescente pode deitar-se mais tarde que, quando tinham uma menor de idade. Apesar disso, nunca devem dormir menos de 8 horas diárias.


Em resumo, o sono é um fator muito importante na hora do bom desenvolvimento fisiológico das crianças, e por isso, no verão, durante as viagens em família, devemos cuidar de que as rotinas de sono sejam afetadas o mínimo possível.


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