Animais sao resgatados em situacao de maus tratos e desnutricao em Fortaleza
Notícias

Animais são salvos de negligência e desnutrição em Fortaleza

Recentemente, dezessete animais, sendo 13 cães e quatro gatos, foram resgatados em condições precárias devido a maus-tratos e subnutrição em uma residência localizada no Bairro Papicu, em Fortaleza. A denúncia, acompanhada de fotos, foi feita por moradores da região ao Batalhão de Policiamento Ambiental.

Animais sao resgatados em situacao de maus tratos e desnutricao em Fortaleza

Com a ausência do dono da casa, foi necessário chamar um chaveiro para permitir a entrada dos policiais no local. Ao adentrarem a residência, depararam-se com uma situação alarmante: os animais em estado debilitado e a casa em condições insalubres, repleta de fezes e urina por toda parte, conforme relatado pela tenente Luziane Freire, subcomandante da 1ª Companhia do Batalhão de Policiamento Ambiental.

Um veterinário foi acionado para prestar assistência aos animais resgatados, os quais se encontravam em condições tão críticas que até mesmo estavam prestes a iniciar um processo de canibalismo entre si. Os agentes enfrentaram dificuldades ao capturá-los, já que se escondiam embaixo dos móveis e era necessário rastejar para alcançá-los.

Posteriormente, os animais foram acolhidos pelo Abrigo São Lázaro e o caso foi registrado no 9° Distrito Policial, na Praia do Futuro, onde a Polícia Civil instaurou um procedimento para apurar os responsáveis pelos maus-tratos, que são considerados crime. O autor identificado poderá enfrentar a acusação de crime ambiental, sujeito a pena de detenção de 3 meses a um ano, além de multa.

A diretora do abrigo, mesmo diante da lotação, designou uma ala exclusiva para os animais resgatados ao presenciar a situação alarmante em que se encontravam. Tanto o veterinário quanto os agentes se comprometeram a ajudar na alimentação dos resgatados, tamanho era o estado crítico. Segundo o veterinário, se não tivessem sido retirados daquela situação imediatamente, os animais poderiam começar um processo de canibalismo uns contra os outros.

A casa onde os animais foram encontrados estava repleta de lixo, fezes e urina, cenário este que revela uma clara violação dos direitos dos animais. Qualquer ato de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilações em animais, sejam eles silvestres, domésticos, nativos ou exóticos, é considerado crime ambiental de acordo com a legislação vigente.

Caso haja interesse em apoiar na alimentação e cuidados veterinários dos animais resgatados, basta entrar em contato com o Batalhão de Policiamento Ambiental pelos números 190 ou 3101.3545.

Viajante e Investidor, apaixonado por destinos exóticos onde conheceu mais de 50 países.