Como é calculado o seguro?

Dependendo do modelo do carro e do motorista, um seguro de carro pode custar um valor significativo. Contudo, existem algumas dicas que podem ser seguidas para que a conta não seja tão cara. Confira nesse post todas elas!

1.Jovem? Seja um condutor eventual

Um grande fator considerado é a idade do motorista e sua experiência na direção. Assim, caso você tenha menos de 25 anos ou menos de 5 anos de experiência, a dica é fazer o seguro pelos pais e se tornar um condutor eventual no contrato. Caso contrário, o valor será bem maior!

2.Seja um motorista exemplar

As seguradoras sempre observam o histórico de um motorista para determinar o valor do seguro. Quanto maior o número de colisões ou outros problemas, maior será o risco, e, por consequência, maior o valor pago pelo seguro. Quem dirige com cautela paga mais barato.

3.Não pague pelo que você não precisa

Todas as seguradoras dão inúmeras opções de seguro auto. Atualmente, dependendo do plano, existem vários adicionais como conserto de eletrodomésticos, serviços de eletricista e encanador e descontos em estacionamentos e despachante. Você realmente precisa disso? Sempre é bom ler o que está incluso e dependendo retirar do seu valor o mesmo.

4.Não minta!

Pode parecer uma dica estranha, mas é verdade. As seguradoras possuem inúmeras formas de checarem se suas informações informadas são verídicas. Caso seja notado alguma inconsistência, elas automaticamente aumentaram o preço do seguro pois entenderem que você é menos confiável. Você pode acabar tentar mentir para diminuir o valor e o efeito ser justamente o contrário

5.Contrate o seguro na concessionária

Algumas montadoras, como Mitsubishi, Volkswagen e Honda, oferecem a contratação do seguro diretamente na concessionária no ato da compra. Esses pacotes podem ser ligeiramente mais baratos para alguns modelos específicos, onde os dados históricos do mercado ainda não são significativos. Em alguns casos, a montadora também oferece alguns benefícios pontuais para essa utilização.

6.Carro na garagem

Quanto mais tempo o seu carro passa fora das ruas, menor a chance de acidentes. Por conta disso, procure sempre deixar o seu carro na garagem ou em estacionamentos fechados. Essa dica simples pode reduzir o preço em até 25% do seu seguro!

7.Pesquisa a melhor seguradora

De um modo geral, os fatores analisados pelas seguradoras são sempre os mesmos, com salvas exceções. Contudo, isso não quer dizer que eles avaliam as variáveis da mesma forma. A mesma condição em 2 seguradoras pode gerar preços bem distintos. Comparar seguros online é uma boa opção.

8.Informe sobre eventuais mudanças

Preencher informações corretas no formulário é essencial para o corretor não acreditar que você está escondendo informação e encarecer o preço por consequência. A lógica é a mesma para mudanças, quer seja em endereços ou como de emprego. Ser transparente é positivo.

Curtiram as dicas? Dentre todas elas, ser um motorista exemplar é a melhor de todas. Não somente você vai pagar menos, como sua vida estará segura. Dirija sempre com segurança!

Classifique esse post