Como escolher a companhia aérea ideal para a sua viagem?

Como você escolhe a companhia aérea com a qual pretende viajar? Quais são os critérios usados? Preço, comodidade, facilidades, ausência e/ou poucas escalas? Algum desses tem mais peso na seleção?

Um recurso muito válido é acompanhar o feedback de outras pessoas que viajaram por uma determinada companhia. Assim, você tem relatos reais de quem usou e aprova ou desaprova, principalmente quando esse retorno vem de pessoas com quem você convive no dia a dia. Esse tipo de opinião tem muito mais autoridade e credibilidade.

Entretanto, nem sempre é possível encontrar essas opiniões. Acompanhe este texto e você terá informações preciosas.

A Skytrax, empresa britânica que analisa o setor de aviação como um todo, elegeu a Azul como a melhor companhia aérea brasileira de 2016. A empresa ainda ocupa a 55ª posição no ranking mundial, liderado pela Emirates.

A Azul ainda foi nomeada a melhor em outros aspectos, como você verá logo a seguir.

Isso não significa, no entanto, que a escolha esteja feita e consumada. Dependendo da viagem e das rotas, outras empresas podem cumprir muito bem o seu papel, deixando os clientes mais do que satisfeitos. Saiba agora como escolher a melhor alternativa para a sua viagem.

Como escolher a companhia aérea para viajar?

Muitos fatores contribuem para a escolha final. Acompanhe quais são eles e comece a fazer pesquisas para fazer a sua escolha.

Preço

O menor preço já é uma característica natural dos voos domésticos brasileiros.

Para voos domésticos, o Brasil está entre os 10 países que praticam os menores preços. Em média, pagam-se quase 4 dólares para cada 100 quilômetros.

Porém, quando se fala de companhias aéreas, a Gol costuma praticar os valores mais baixos, seguida pela Avianca.

Espaço do avião

Quanto mais largo o corredor, melhor a avaliação da companhia aérea.

As aeronaves da categoria A são as que mais têm espaço entre as duas fileiras de poltronas. A Avianca, como tem toda a sua frota nesta categoria, oferece um espaço de mais de 73 centímetros.

Cia Aérea Azul vai além: suas poltronas têm uma distância de 86 centímetros entre elas.

Pontualidade

Uma empresa é considerada pontual se pousa em até menos de 15 minutos do horário previsto.

Esses critérios mudam a cada ano, mas, em 2016, a GOL foi a companhia aérea mais pontual do Brasil, de acordo com a OAG (Official Airline Guide). A entidade analisou mais de 54 milhões de voos em todo o mundo para chegar ao resultado.

Os resultados apontaram que a  Cia Aérea GOL tem um índice de 84,6% de pontualidade.

A OAG define como pontual um voo que pouse em até 14 minutos e 59 segundos após a hora de chegada prevista.

Atendimento

O atendimento da GOL é considerado o melhor em todos os canais disponíveis, contando também com uma inovação.

Nesse quesito, a GOL está em primeiro novamente. Durante o ano de 2016, o Ranking Exame, da revista de mesmo nome, avaliou cada companhia aérea brasileira de acordo com os vários canais de atendimento possíveis – telefone, chat, e-mail, aplicativo e redes sociais.

E não é só isso: a GOL é a primeira empresa do setor no país a implantar a Home Based – um sistema de atendimento no qual o operador atua de sua própria residência.

A pesquisa é realizada todos os anos e analisa o nível de qualidade do atendimento das empresas aéreas brasileiras.

Programa de fidelidade

O programa TudoAzul tem a mais alta qualificação entre todos os concorrentes.

Uma votação feita anualmente com viajantes mostrou que o TudoAzul é o melhor programa de fidelidade em comparação aos serviços de todas as companhias aéreas do Brasil.

Ainda de acordo com a pesquisa, o Multiplus, da LATAM, ficou com o segundo lugar, seguido pelo Amigo, da Avianca.

Frota aérea

Alguns modelos de avião são preferidos pelos usuários.

Ainda segundo os usuários, a Azul tem a melhor frota aérea brasileira. O resultado se deu graças aos modelos Embraer 190/195 e turboélice ATR, os preferidos de quem está sempre viajando de avião.

A segunda e terceira posição no ranking ficaram respectivamente com a LATAM e a Avianca, que contam majoritariamente com o modelo Airbus A320 em sua frota.

Qual o melhor indicativo de cada companhia?

Como você pôde perceber, não há uma única empresa campeã em todos os itens avaliados. Elas dividem entre si a excelência entre cada um deles.

Por isso, você tem aqui o melhor de cada companhia aérea brasileira. É mais uma maneira de escolher a que mais atende às suas expectativas e necessidades.

A Azul se sobressai no atendimento, mas não em relação ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), conforme já destacado em tópico anterior. Seu ponto forte é o conjunto de serviços dentro do avião, como entretenimento e simpatia de colaboradores.

A Cia Aérea Avianca também se destaca nesse aspecto, assim como a Azul. Os lanches e sistema de entretenimento em geral são considerados ainda melhores do os que a da concorrente.

Já a LATAM tem excelência no check-in e muitos horários disponíveis para voos, oferecendo também promoções e tendo o maior programa de fidelidade do Brasil em passageiros e passagens aéreas.

A GOL, como já mencionado, tem a maior pontualidade entre as companhias aéreas brasileiras. Além disso, destaca-se pelo Smiles, seu programa de fidelidade, que não perde em nada para o da LATAM.

Com todas essas informações, você pode considerar o que é mais importante em um voo e escolher por onde quer voar em sua próxima viagem. Lembrando que, de uma forma geral, não há melhor ou pior escolha, mas melhor ou pior adequação para você e suas expectativas.

Portanto, analise cada item e faça um ranking pessoal do que há de mais importante no seu voo.

Para saber mais sobre destinos de viagens e tudo sobre o tema, temos outros textos que ajudam a planejar cada jornada, não importando o tipo de local – praia, campo ou local histórico, entre outros.

Visite o blog sempre para ter acesso a conteúdo novo e não se esqueça de comentar para contar suas experiências ou tirar dúvidas.

Classifique esse post