Como escolher uma agência de viagens confiável?

Planejar uma viagem não é uma tarefa fácil, principalmente quando você está visitando algum lugar pela primeira vez. É preciso pensar em um monte de coisas: o que levar, transporte, o que fazer quando chegar lá e muito mais.

Se você quer viajar, mas não tem tanto tempo para planejar tantas coisas, ou não quer ficar se preocupando em procurar reservas e contratos, o melhor é contar com os serviços de uma agência de viagens.

A agência de viagens cuida de praticamente tudo para você. Ela faz reservas, busca as melhores passagens aéreas, planeja roteiros, transporte, fornece guias e muito mais. Para quem busca comodidade, vale muito a pena pagar um pouquinho mais para ter essa facilidade.

Mas para que tudo corra bem, é preciso ter um pouco de cuidado na hora de escolher quem vai cuidar da sua viagem. Ter problemas em um lugar desconhecido não é nada bom. Aquele que deveria ser um passeio dos sonhos, pode acabar se tornando um pesadelo se você não contratar uma boa agência.

Neste artigo vamos dar dicas fundamentais para você escolher uma agência de viagens confiável e poder viajar com total tranquilidade.

Sempre confira os serviços oferecidos pela agência de viagens

Quem vai viajar quer descansar e se divertir, então veja se ao chegar no destino você terá tudo que precisa. Se tiver que contar com outras empresas, além de gastar mais dinheiro, você ainda perde mais tempo.

Entre os serviços oferecidos no pacote devem estar reservas de hotéis, passeios, traslados e até mesmo um guia turístico qualificado para te orientar. Algumas agências oferecem até mesmo pacotes com ingressos para as principais atrações cidade.

Veja se os passeios turísticos estão inclusos no pacote ou se eles serão oferecidos separadamente no decorrer da viagem.

Busque referências

Uma boa forma de conhecer os serviços prestados por uma empresa é buscar por referências sobre ela. Pergunte a familiares e amigos ou procure por experiências de outros clientes na internet. Algumas pessoas falam sobre o serviço prestado pelas agências de viagens em blogs e fóruns especializados no assunto.

O importante é nunca escolher uma empresa apenas pelo preço dos pacotes. Quando se trata de fazer uma viagem, o barato pode acabar saindo caro. Você não vai querer o seu passeio arruinado por um serviço mal prestado, não é mesmo?

Verifique se a empresa está no Cadastur

O Cadastur é um sistema de cadastro do Ministério do Turismo que reúne empresas e prestadores de serviços da área que atuam legalmente. Por mais que a agência tenha um local de atendimento físico, é sempre bom verificar se o seu cadastro está ativo.

Analise a comunicação

Durante todo o contato com os funcionários da agência, avalie a comunicação. Veja se eles estão dispostos a tirar as suas dúvidas, são prestativos, entendem do assunto e estão preocupados com o seu bem-estar acima de tudo. O principal objetivo deles não deve ser apenas vender o pacote de viagem, mas sim te orientar e passar confiança para que tudo corra bem.

Atendentes solícitos e seguros indicam que a empresa trabalha de forma profissional.

Um telefone de plantão para te atender no caso de emergências pode ser um grande diferencial. Dessa forma, você sempre terá com quem contar no caso de alguma dúvida ou imprevisto.

Tenha atenção ao ler o contrato

Por mais que tudo pareça esclarecido para você, nunca deixe de ler atentamente o contrato. Ele pode conter algum detalhe que passou despercebido na hora de tirar dúvidas. Além disso, é muito importante conhecer os seus direitos e deveres, assim como os da agência de viagens contratada.

Muitas vezes, acabamos sendo pegos de surpresa por taxas, condições de cancelamento e outros fatores. Não assine nada enquanto todas as suas dúvidas não forem esclarecidas.

Se você discordar de alguma cláusula do contrato ou encontrar informações que divergem das passadas pelo atendente, procure por outra agência para evitar dores de cabeça.

Verifique os vouchers

Após os serviços serem contratados, a agência deve enviar para você os vouchers da viagem. Os vouchers contêm tudo que você terá direito durante o passeio, por isso é bom verificar com antecedência.

Se encontrar alguma divergência em relação ao que foi contratado, entre em contato com a agência o mais rápido possível para que o problema seja resolvido.

Agências especializadas

Existem agências de viagem especializadas em determinados nichos que oferecem um serviço diferenciado, com mais informações e passeios focados em algum interesse. Se você gosta de atividades radicais, por exemplo, poderá ter um passeio personalizado com tudo de melhor neste nicho com uma agência especializada.

Existem agências de viagem especializadas em todo tipo de nicho: resorts, cruzeiros, prática de esqui, viagens para idosos e muito mais. Procure uma que seja de uma área que te agrada, dessa forma você poderá curtir muito mais o passeio.

Por mais que elas cobrem um preço um pouco mais alto, a quantidade de informações fornecidas e a qualidade do passeio compensam o valor.

Você pode ter um passeio diferenciado contratando os serviços de uma agência especializada.

Viajando com tranquilidade

Na hora de viajar, pensar na sua segurança e conforto é essencial. Por isso, o melhor é contar com serviços de profissionais responsáveis que irão fornecer tudo que você precisa para desfrutar do passeio sem dores de cabeça.

Lembre-se que esse será um momento especial, então o melhor é que sejam guardadas apenas boas lembranças.

Quando for contratar uma agência de viagens, siga essas dicas e você certamente terá um serviço prestado com excelência. Existem muitas empresas neste ramo que tratam os seus clientes com total respeito e prezam pelo seu bem-estar.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos nas redes sociais! Essas dicas são muito úteis para quem está planejando fazer uma viagem, com certeza ajudarão eles também.

Continue acompanhando o nosso blog para receber mais dicas sobre viagem. Agradecemos pela leitura! Até a próxima, pessoal!

Classifique esse post