Como tirar passaporte? Veja o passo a passo

Como tirar passaporte? Veja o passo a passo

Se o seu sonho é viajar para o exterior, você deve primeiramente saber como tirar passaporte!

Este processo é bastante simples, na verdade. Neste artigo vamos explicar todos os passos necessários para conseguir o documento.

Existem vários tipos de passaportes, mas o mais comum – e o que você provavelmente irá precisar – é o Passaporte Para Brasileiros. É dele que vamos falar neste artigo. Caso precise de outro tipo, como Passaporte de Emergência ou Passaporte para Estrangeiros, consulte a página da Polícia Federal [http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte]

Para a emissão do Passaporte para Brasileiros, você precisa acessar o site da Polícia Federal. É através dele que você irá fazer boa parte do processo para confecção do passaporte. A página tem navegação simples e intuitiva.

Para começar, reúna toda a documentação necessária.

  • Documento de identidade: são aceitas carteira de identidade, carteira funcional que seja reconhecida por lei federal como documento de identidade, carteira de identidade expedida por órgãos militares, passaporte brasileiro anterior, CNH, carteira de trabalho. Se houver alteração no nome em caso de casamento, divórcio ou alteração judicial do nome, leve a Certidão de Casamento ou Nascimento com as averbações.
  • Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição
  • Documento de quitação com o serviço militar obrigatório, paara os homens
  • Certificado de Naturalização, se você for brasileiro naturalizado,
  • Comprovante de pagamento da taxa de emissão do passaporte
  • Passaporte anterior válido, se não for seu primeiro passaporte.

Depois, entre no site da Polícia Federal [http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte] e preencha a solicitação.

Ao final do preenchimento, será gerada uma guia para pagamento, chamada de GRU, ou Guia de Recolhimento da União. Esta é a taxa cobrada pelo Governo Federal para emissão do passaporte. O valor atual é R$257,25. Pode parecer um pouco alto, mas tenha em mente que a validade do passaporte de dez anos.

Depois do pagamento, é preciso aguardar a compensação, que leva de 24 a 72 horas. Quando isso ocorrer, volte ao site da Polícia Federal e verifique se será necessário fazer um agendamento. Isso depende da cidade onde você mora. Algumas localidades não exigem a marcação de uma data.

Ao entrar na página de agendamento e preencher os dados necessários e o sistema informará se será preciso ou não agendar. Nesse caso, ele o guiará até o final do processo.

Compareça no posto da Polícia Federal (na data agendada, se este for o caso) com todos os documentos necessários, o protocolo e a GRU paga. Não precisa levar foto. A fotografia é tirada no Posto. Lá, eles irão conferir a documentação, recolher a sua assinatura, tirar a foto e informar a data em que o passaporte fica pronto. É muito simples e tranquilo fazer isso.

O prazo de entrega é de 6 (seis) dias úteis, mas você pode acompanhar o andamento por esta página [https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/jsp/v2/solicitacao/consultarSolicitacao.jsp]

Assim que estiver pronto, é só levar um documento de identidade original ao Posto onde você entregou os documentos e retirar seu passaporte.

Não existe renovação de passaporte. Após o prazo de dez anos, é preciso fazer um novo. Não é necessário esperar seu passaporte expirar para pedir outro, recomenda-se inclusive que a solicitação seja feita antes de o documento vencer.

Aprendeu como tirar passaporte? Agora é só continuar planejando sua viagem! Conte com o Decolanet para ajudar você nessa aventura.

Classifique esse post