Dicas para sua primeira viagem de avião

Dicas para sua primeira viagem de avião

Viajar de avião é o sonho de muita gente. Se você acabou de marcar sua primeira viagem aérea ou está pensando em fazer isso, fique atento às dicas que preparamos especialmente para você!

Mantenha a calma

Viajar de avião é muito mais simples do que parece. À primeira vista, termos novos como check-in, esteira de bagagem, serviço de bordo podem confundir, mas logo de primeira você irá entender como tudo funciona. Além disso, voar é um dos meios de transporte mais seguros que existem.

Tipos de bagagem

Em viagens aéreas, há basicamente dois tipos de bagagem: a de mão e a despachada. Bagagem de mão é aquela levada com você dentro do avião. Despachada é a que você entrega no balcão da companhia aérea.

Na bagagem de mão é onde você leva seus objetos de valor, como eletrônicos, celulares, câmeras fotográficas.

Geralmente, se a viagem é nacional, são permitidos 5kg para a bagagem de mão e 23kg na despachada. Em voos internacionais fora do continente são 32kg de bagagem despachada.

Atenção ao tamanho da mala permitida em bagagens de mão: cada companhia aérea tem uma medida, é só consultar o site de cada uma. Ao chegar ao seu destino, é só ir até a esteira informada quando você desembarca e pegar a mala que você despachou, se for o caso.

Não esqueça de identificar suas bagagens com etiquetas contendo seu nome completo, endereço e telefone de contato. É importantíssimo caso aconteça algum extravio.

Chegue com antecedência

dicas para sua primeira viagem de avião

Imprevistos podem acontecer, então é importante chegar com algumas horas de antecedência ao aeroporto. Dependendo do tipo de viagem – nacional ou internacional – as companhias aéreas recomendam uma antecedência de 1 a 3 horas.

Leve seus documentos

Separe o número do voo e os documentos necessários de acordo com o destino escolhido. Se quiser, é possível fazer o check-in – o procedimento para confirmar seu embarque no voo – pela internet ou em totens espalhados pelo aeroporto. Em ambos os casos é emitido um cartão de embarque que você imprime em casa ou sai na hora, em caso de fazer isso em um totem. Guarde este documento com você até o final da viagem.

Segurança

Mais do que nunca, é necessária atenção em sua viagem. Nunca descuide dos seus pertences, principalmente da bagagem, e nunca deixe suas malas aos cuidados de estranhos. Podendo, despache sua bagagem o quanto antes. Lembre-se também que em todos os voos você irá passar por detectores de metais. Assim, evite carregar objetos metálicos com você, como acessórios e moedas, por exemplo. Vai facilitar sua passagem para a área de embarque e poupar o seu tempo e o dos outros passageiros.

Conforto

Vista-se com roupas confortáveis e de acordo com o clima local. Ninguém merece passar a viagem toda sofrendo por causa de um sapato apertado, por exemplo! Se for necessário, leve um travesseiro de pescoço com você para se acomodar melhor na poltrona.

Siga as regras

Consulte o site da companhia aérea para saber tudo o que pode e não pode ser levado em suas bagagens, e siga as instruções da tripulação e da equipe dos aeroportos. Não hesite em pedir ajuda aos funcionários em caso de dúvida.

Agora que você escolheu seu destino e comprou sua passagem com a ajuda do Decolanet, é só curtir sua viagem!

Classifique esse post