Ecoturismo no Brasil: 7 destinos inesquecíveis   

Fazer ecoturismo no Brasil é sinônimo de um excelente e inesquecível programa. Afinal, este é um país com inúmeras riquezas naturais, logo não faltam locais para a prática, como parques e cachoeiras.

O clima tropical, predominante em grande parte do território nacional, oferece também condições favoráveis para esse tipo de turismo.

E não é só por isso que essa é uma experiência enriquecedora. Além do contato direto com a natureza, o turista tem a possibilidade de observar a preservação e a sustentabilidade dos recursos naturais, assim como conviver com a população local.

Conheça a partir de agora 7 locais para se fazer ecoturismo no Brasil. São destinos localizados nas mais diversas e heterogêneas áreas do país, tornando uma viagem como essa ainda mais rica.

Ecoturismo no Brasil: 7 destinos inesquecíveis

A partir de agora, você conhecerá as atrações de cada um dos locais indicados, bem como preços e até tempo de permanência. Tudo para que você possa planejar uma viagem que pode ser a grande viagem da sua vida.

1. Chapada dos Guimarães (MT)

A Chapada dos Guimarães oferece várias opções de passeios.

O local conta com a Cachoeira Véu da Noiva, um dos principais pontos da região, o Parque Nacional, além de muitas outras cachoeiras. O ponto mais alto é um alívio para o famoso calor de Cuiabá.

Neste que é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil, você pode também dar um passeio de duck, um caiaque inflável utilizado para descer as corredeiras locais.

O recomendável é evitar os meses de dezembro a março, quando há muitas chuvas na região e aproveitar tudo o que o local oferece fica mais difícil. Um pacote de 7 dias custa de 1500 a 2000 reais por pessoa.

2. Chapada Diamantina (BA)

A Cachoeira do Buracão é uma das principais atrações da Chapada Diamantina.

Diferentemente da Chapada dos Guimarães, que fica a apenas 50 quilômetros de Cuiabá, o acesso à Diamantina é mais difícil. Mas não é um local menos interessante para fazer ecoturismo no Brasil.

Trata-se de um lugar perfeito para quem gosta de escaladas e trilhas. Também possui cachoeiras – as mais conhecidas são a do Buracão e a da Formiga. Você também pode visitar os chamados poços, as cavernas com piscinas naturais e cobertas.

Como o local é bem extenso, o ideal é planejar uma jornada de no mínimo 5 dias para que se possa apreciar toda a beleza local. Os preços são similares aos da Chapada dos Guimarães e os melhores meses ficam entre abril e outubro.

3. Bonito (MS)

Bonito proporciona paisagens cinematográficas e é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil.

Muito popular entre os amantes de ecoturismo no Brasil, a cidade conta com atrações como Abismo Anhumas, onde você pode praticar rapel dentro da caverna, e a Lagoa Misteriosa.

Também vale a pena mencionar o Rio da Prata, a Nascente Azul e a Estância Mimosa. As trilhas e cachoeiras têm um visual incrível, que não devem aos principais destinos similares mundo afora.

Você também pode praticar esportes radicais no Parque Ecológico do Rio Formoso ou nadar nas piscinas naturais da Fazenda Ceita Corê. É realmente um passeio incrível.

Como é um local muito visitado, é interessante passar no mínimo 5 dias apreciando as belezas locais. Entre junho e agosto, é menos lotado, possibilitando uma melhor experiência. Pacotes de 5 a 8 dias saem de 2000 a 3000 reais por pessoa.

4. Pantanal (MT-MS)

Uma vasta área, que fica inundada grande parte do ano onde vivem inúmeros animais. Assim é o Pantanal.

Uma área muito grande, que engloba dois Estados – você pode visitar apenas um deles ou ambos – e que proporciona memórias para o resto da vida.

As atividades são um pouco diferentes dos locais anteriores, mas iguais em prazer quando se fala em ecoturismo no Brasil. Além de avistar vários animais silvestres, você pode fazer caminhadas, passeios de canoa e cavalgadas, oferecidas pelas fazendas locais.

O período que se estende de abril a outubro é o ideal para observar os animais, em função da estiagem. Um pacote de uma semana, por pessoa, pode custar de 1300 a 2200 reais, dependendo do hotel e de outras facilidades.

5. Petar (SP)

A Caverna do Diabo fica na região do Petar e é a maior caverna do Estado de São Paulo.

Localizado na divisa com o Paraná, o Petar é uma sigla que significa Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. É uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil e é considerada um dos Patrimônios Naturais da Humanidade.

Com muitas cavernas – mais de 300 –, ao visitá-las, você fará trilhas etravessia de rios subterrâneos e passará por locais totalmente escuros, com formações geológicas de milhares de anos.

Como é um local menor, um final de semana ou feriado prolongado são suficientes para conhecer tudo o que esse belíssimo lugar oferece. Pacotes de 5 dias custam de 1500 a 2000 reais.

6. Foz do Iguaçu (PR)

As cataratas recebem visitantes de todo o mundo.

Na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, suas principais atrações são certamente as cataratas, visitadas por pessoas de diversas partes do mundo.

Como é um destino de ecoturismo no Brasil que não precisa de muito tempo para ser visitado, mesmo sendo uma das paisagens mais belas do planeta, você pode emendar com outros passeios. Algumas cidades argentinas e paraguaias podem ser apreciadas.

Um pacote de 3 noites custa aproximadamente de 800 a 1200 reais por pessoa.

7. Pirenópolis (GO)

A cidade oferece riquezas naturais que valem a pena ser visitadas, além do centro histórico.

Além das opções de esportes radicais e do contato com a natureza, a cidade goiana também é um mergulho na história, com igrejas, fazendas e casas coloniais.

Na Serra dos Pirineus, você pode praticar rapel, rafting e boia-cross. O melhor é visitar a cidade entre os meses de maio e julho, quando acontecem os principais festivais da região, como a Festa do Divino e o Festival Gastronômico da cidade.

Se tiver tempo, pode dar uma esticada até à Chapada dos Veadeiros, outro local de ecoturismo no Brasil. O valor dos pacotes varia muito, de 500 a 700 reais (para 2 noites) até 2000 reais, em feriados e alta temporada.

Se você quiser saber mais sobre locais para visitar pelo Brasil, leia nossos outros textos e acompanhe as novidades acessando o blog. Caso tenha alguma experiência para contar, fique à vontade e deixe um comentário.

Classifique esse post