Hotel ou Hostel: Qual a melhor opção?

Hotel ou Hostel: Qual a melhor opção para a minha viagem?

Uma dúvida que muitos viajantes têm na hora de começar o planejamento é: devo me hospedar em hotel ou em hostel?

A resposta para esta pergunta é mais simples do que parece: depende do seu perfil de viajante. Hotéis e hostels oferecem experiências diferentes. Logo, sua escolha vai depender do que você espera da sua viagem.

Se há algum tempo atrás a principal motivação para tomar esta decisão era a economia dos hostels em relação aos hotéis convencionais, hoje esta escolha está muito mais ligada ao que o viajante gosta de fazer em sua viagem.

Em um hotel convencional, o viajante tem todos os mimos à sua disposição, não interage muito com outros hóspedes, tem privacidade, conforto e uma série de facilidades à sua disposição. Claro que isto irá depender do número de estrelas deste hotel.

É a opção ideal para quem deseja viajar de maneira mais reservada, não necessariamente entrando em contato com a cultura local.

Agora, se você gosta de interagir com outros viajantes, gosta de conhecer culturas diferentes da sua, ter a chance de encontrar gente nova e fazer novas amizades, então, o hostel é a hospedagem que você procura!

Falar de hostel ainda desperta um pouco de preconceito por parte de quem já viaja e não sabe muito bem como este tipo de hospedagem funciona. Claro, ainda existem os hostels (ou albergues) mais tradicionais, com quartos coletivos, abrigando várias camas e armários individuais para que cada pessoa guarda seus pertences, mas já é cada vez mais comum que os albergues tenham, além de quartos ou suítes privativas, uma decoração caprichada e focada no tipo de público que atendem.

Hoje em dia é possível encontrar até mesmo os hostels-boutique, onde o design e o conforto se unem à experiência única de conhecer outros viajantes de todas as culturas e falando todos os idiomas. E hostel não é coisa de “gente jovem”: cada vez mais, pessoas de todas as faixas etárias e mesmo famílias inteiras optam por essa experiência, que prioriza conhecer pessoas e compartilhar a convivência enquanto se viaja.

Assim, o hotel é a opção ideal se você deseja ficar na companhia apenas da família ou amigos, ou ainda estar na sua própria companhia, com todos os mimos e pequenos luxos que somente um hotel pode oferecer.

Agora, se você viaja sozinho, mas não gosta de ficar desacompanhado, ou ainda quer incluir as pessoas que viajarão com você em uma experiência de imersão cultural, compartilhamento de espaços e uma hospedagem mais modesta, o hostel é a escolha perfeita!

É importante lembrar que, em hospedagem, não existe certo ou errado nem é preciso fazer sempre a mesma coisa: tudo vai depender do seu espírito de viajante e do que você espera naquela determinada jornada. Às vezes pode fazer a diferença sair da sua zona de conforto e experimentar novas companhias e amizades. Em outras, você pode estar mais propenso a querer o aconchego e a praticidade de um hotel. E dos dois jeitos estará ótimo!

Viajar é abrir-se ao novo e, qualquer que seja o jeito escolhido para se hospedar, você terminará sua viagem sendo uma pessoa completamente diferente. Essa é a maravilha de explorar o mundo!

Classifique esse post