Itália, a essência da arte

guia de viagens famílias vctf itália 01


Itália, a essência da arte


O patrimônio histórico, cultural e artístico da Itália é impressionante. O seu legado, como em Roma, é eterno, sendo o destino ideal para os amantes da arte. Mas, além disso, seu ambiente natural, emoldurado pelo mar Mediterrâneo, Adriático e os Alpes, junto com suas belas ilhas, não deixará de o surpreender.


Berço da antiga Roma, terra de grandes personagens que nos deu a história, a Itália é um verdadeiro museu. É o país com maior número de vagas declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO, em consequência, na sua grande maioria, de ter sido berço do Império Romano e no coração do Renascimento.


A atração e o apelo da Itália é dividido entre suas magníficas cidades que abrigam verdadeiros tesouros artísticos. Roma, com suas ruas e belas praças, é o testemunho vivo da grandeza que conquistou seu império: o Coliseu, os foros, as termas, a Coluna de Trajano, o Panteão, ou o Circo Máximo, se fundem com as numerosas igrejas e basílicas que encumbraron da cristandade, destacando-se que todas São Pedro, no Vaticano, símbolo do poder que a Igreja teve no decorrer dos séculos. Artistas como Bernini ou Miguel Ângelo, encantaram a cidade com suas magníficas esculturas e fontes.


Florença, berço do Renascimento, é um verdadeiro paraíso para os amantes da arte. Aqui vos espera o David de michelangelo, a sua magnífica catedral, a ponte Vecchio sobre o rio Arno, ou a Praça de la Signoria, autêntica galeria de arte ao ar livre que a converte em um dos mais belos recantos do mundo.


Nápoles, aos pés do Vesúvio, ergue-se orgulhosa de seu passado glorioso: suas ruas, palácios, praças, museus ou seu castelo, são a prova disso. Perto de Nápoles estão Pompéia e Herculano, que, devido à erupção do Vesúvio, nos chegaram quase intocadas pelas cinzas que as encriptaron no tempo.


Milão, a capital mundial da moda, onde a sofisticação, glamour e excelência se fundem com as suas galerias de arte, museus, teatros e sua imponente catedral gótica do Duomo, sem esquecer a Igreja de Santa Maria delle Grazie com a “Última Ceia” de Leonardo da Vinci.


guia de viagens famílias vctf itália 02


Veneza é um parque temático da arte, dizem que a melhor maneira de conhecê-lo é perder-se pelas suas estreitas ruas, pontes e canais; só assim poderemos desfrutar de seus tesouros, ou de seu famoso carnaval.


Outros destinos que nos surpreenderão por sua beleza e património são: Pisa, com sua monumental Catedral, batistério e a sua famosa torre inclinada; Siena, cidade medieval, que no seu passado, rivalizou em beleza com Florença, Ferrara, uma das jóias do Renascimento; Urbino, pequena cidade que no século XV, foi um dos focos artísticos mais importantes da Europa; Tivoli, com a sua magnífica Villa Adriana e seus refinados edifícios renascentistas; San Gimignano, a cidade das belas torres; Cerveteri e Tarquinia, com suas necrópoles etruscas; a Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo, com as suas esplêndidas cidades -Palermo, Messina e Catania ou Siracusa-, a villa romana de Casale com seus belos mosaicos, seus templos gregos em Agrigento ou o ambiente natural, assinado pelo Etna; Verona e seus monumentos greco-romanos, medievais e renascentistas, ou a ilha de Sardenha, com suas deslumbrantes praias de areia branca e águas azul-turquesa, suas vilas e cidades encantadoras como Cagliari ou Alghero e suas jazidas fenícios, nuragos e romanos.


Mas a Itália também tem impressionantes paisagens naturais, com paisagens e ambientes de sonho: Cinque Terre são cinco pitorescas cidades -Monterroso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore – que, com suas arquiteturas multicores, se empoleirando-se sobre íngremes colinas e penhascos, refletindo a luz do Mediterrâneo e da Toscana; a Costa Amalfitana, às margens do mar Tirreno, no Golfo de Salerno, abriga povos marinheiros de grande beleza que ainda mantêm o charme de outrora; o Lago de Como, cercado de glamour e povos, é um ambiente natural excepcional; os Dolomitas, com suas majestosas montanhas ao sul dos Alpes; os Campos Flégreos com sua paisagem vulcânica e seus fenômenos hidrotermais como fumarolas, solfatas e águas termais, ou os Alpes Marítimos que passam para o sudoeste dos Alpes costa do mediterrâneo até chegar à França e Mônaco.


Um sorvete de casquinha contemplando o Coliseu de Roma, a emoção ao ver as pinturas da “Capela Sistina”, de Miguel Ângelo, no Vaticano, O vaivém das gôndolas amarradas no Grande Canal para a passagem do autocarro aquático, a panorâmica de Florença, desde a Basílica de San Miniato al Monte, o imponente perfil do Vesúvio a partir da Casa do Fauno Pompei, o gesto de nosso pescoço ao seguir a vertical da torre de Pisa, as vistas do Mediterrâneo a partir do terraço no Manarola quando gosto de um capuccino, ou as carícias dos lutiers ao fabricar violinos em Cremona, são lembranças e postais que tornarão inesquecível a nossa viagem. A itália sempre vale a pena.


guia de viagens famílias vctf itália 03


 


Não há nada mais divertido do que umas boas férias com crianças! A partir de 2.008, desde Viajacontufamilia oferecemos os melhores programas turísticos para suas férias em família, com a organização e garantia de Catai Tours. Você vai encontrar os melhores programas de sempre, com a maior garantia de qualidade. Viaja com crianças e vive grandes aventuras em todo o planeta, descubra os destinos recomendados de viagens para as famílias, sempre com a assistência de nossa equipe de guias de férias com crianças. Nosso objetivo é criar memórias inesquecíveis para toda a família… você vem com a gente?



 

Classifique esse post