Nordeste: 13 praias encantadoras para se conhecer

A região Nordeste, segundo dados do IBGE, vem experimentando um crescimento econômico superior ao registrado nacionalmente. Isso também se reflete no turismo, que se destaca de ponta a ponta graças às incríveis praias nordestinas.

Um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (ABEOC) revelou que esse setor no Nordeste tem uma participação de cerca de 4,33% do PIB brasileiro — ou quase R$ 200 bilhões de reais — e é o destino preferido em torno de 50% da população (segundo a FGV). Isso trouxe um aumento de mais de 110% na procura por pacotes de turismo para a região só em 2015.

13 praias encantadoras do nordeste brasileiro

1. Praia dos Carneiros, Pernambuco

No município de Tamandaré, entre Porto de Galinhas e Maragogi, está uma das mais belas praias de todo o Nordeste. Ela é considerada um verdadeiro paraíso, repleto de imensos coqueirais, areia branquíssima, um mar que oscila entre o verde-jade e o azul-turquesa. De acordo com os visitantes, o local não deixa a desejar quando comparado às mais badaladas praias do Caribe.

É famosa pela sua excelente estrutura de bares e restaurantes, mas o que impressiona mesmo é a visão que se tem durante os passeios de catamarã, quando é possível contemplar os magníficos recifes de corais, mergulhar em piscinas que se formam naturalmente, tomar o poderoso banho de lama dos manguezais, além de visitar a capela de São Benedito para um passeio de charrete no final da tarde.

Um corredor de coqueirais ajuda a compor o ambiente paradisíaco da Praia dos Carneiros.

2. Praia do Espelho, Porto Seguro

A Praia do Espelho é a principal atração do distrito de Trancoso, a 2h de Porto Seguro (BA), e é também uma parte reservada do paraíso na Terra, pois, apesar da tarefa quase hercúlea para chegar lá (de forma proposital para evitar a sua degradação), o resultado é a sensação de adentrar o Jardim do Éden, tal a beleza das suas águas calmas e cristalinas, a exuberância da vegetação e o clima de sossego e paz durante todo o dia.

A dica é visitar a praia pela manhã, pois é quando a maré está baixa e formam-se as famosas piscinas naturais semelhantes a imensos lagos dourados cercados por rochas que, ao receberem os reflexos do sol, tornam-se como verdadeiros espelhos; uma característica que dá o nome à praia.

Os reflexos do sol nas rochas dão o nome à Praia dos Espelhos, em Porto Seguro, Bahia.

3.Praia da Cueira, Boipeba, Bahia

A poucos minutos do centro da ilha de Boipeba (que já foi considerada a mais bela ilha do país pelo site Tripadvisor) e próxima à localidade de Tassimirim, surge, magnífica, outra bela praia do Nordeste, famosa por ser ainda semisselvagem, com águas calmas, cristalinas e com um clima típico de uma vila de pescadores, reservada para o sossego em meio a uma natureza rica e exuberante.

Quem busca um pouco mais de emoção poderá aventurar-se numa travessia mar adentro com ajuda dos barqueiros da região e aproveitar para praticar o mergulho, admirar as espécies escondidas nas profundezas das águas ou simplesmente contemplar a paisagem que faz esquecer, ao menos por alguns instantes, qualquer problema do dia a dia.

Entre as praias do Nordeste, Cueira poderia facilmente ter sido inspiração para as melhores composições do mestre Dorival Caymmi.

4. Cumbuco, Ceará

Famosa por ser uma praia com os ventos mais intensos de todo o Nordeste, Cumbuco é bastante procurada por quem deseja aventurar-se em passeios de bugue, jangada, banana boats ou deslizar ladeira abaixo com o esquibunda, experimentar o windusrf, kitesurf, tirolesa, paraglider, entre outras modalidades que podem ser praticadas em meios às dunas e lagoas que formam a paisagem da região.

Para completar, fica distante apenas 50 min da famosa Praia do Futuro e da Lagoa Parnamirim (muito requisitadas para o mergulho), além da própria Vila de Cumbuco, onde o visitante terá toda a infraestrutura de bares, restaurantes, lojinhas de souvenirs, entre outros estabelecimentos.

Uma praia que se caracteriza pelos ventos fortes, faz a festa dos praticantes dos mais variados esportes radicais.

5.Praia da Baía dos Porcos, Fernando de Noronha

O cartão-postal de Fernando de Noronha também figura nessa lista com as mais belas praias da região Nordeste do Brasil. A praia em si não possui uma boa infraestrutura. No entanto, a beleza das suas paisagens, a visão para a Baía dos Porcos e para o Morro Dois Irmãos, além da possibilidade de praticar o snorkel em meio às mais diversas espécies marinhas não tem preço.

Para chegar até ela, o turista poderá partir da Praia da Cacimba do Padre, nos arredores da Praia do Sancho, e preparar-se para contemplar essa que sempre figura entre as três mais belas praias do Brasil, graças às suas piscinas naturais com águas calmas, cristalinas e de um azul que impressiona até mesmo os que já conhecem o lugar.

A curiosidade fica por conta do Eliane Stathatos, um imenso navio de origem grega que naufragou na região do Porto de Santo Antonio, no ano de 1929, e que pode ser visitado durante o mergulho.

Contemplar as espécies mais exóticas do litoral brasileiro é uma das experiências gratificantes na Baía dos Porcos: uma das três mais belas praias do Brasil.

6.Baía do Sancho, Fernando de Noronha

Reconhecida por ser uma das preferidas para o mergulho graças à transparência das suas águas, que permite a visão de belíssimos recifes de corais e uma infinidade de espécies marinhas, também oferece, gratuitamente, o esplendor do seu mar azul turquesa, a limpeza e conservação da praia, entre outras qualidades que a fizeram ser considerada a mais bela do planeta, segundo o site Tripadvisor.

Práticas como o snorkel, trilhas e a apreciação de toda a região do alto do mirante da Baía dos Golfinhos também são atividades quase obrigatórias durante o passeio.

Para completar, oferece uma boa infraestrutura, principalmente nos postos de controle, onde há lojas de souvenirs, bares (que não vendem bebidas alcoólicas, pois são proibidas no local), comércio, entre outros estabelecimentos que suprem adequadamente as necessidades dos visitantes.

Praia do Sancho: a mais bela do mundo segundo o site Tripadvisor.

7.Taipu de Fora, Barra Grande (BA)

Uma das mais belas praias do Nordeste, Taipu de Fora ou o “Caribe Baiano” fica cerca de 6km de Barra Grande, na Península de Maraú, sul da Bahia, e também é famosa por ser uma das melhores para a prática do snorkeling, graças à extensão das suas piscinas naturais.

A dica é aproveitar o período de maré baixa (até no máximo meio-dia), quando é possível contemplar a riqueza dos seus manguezais, praticar o mergulho em meio às mais singulares espécies marinhas e completar a experiência com uma trilha até a Lagoa do Cassange, onde os turistas aproveitam para praticar atividades como o stand up paddle, windsurf, caiaque, entre outras aventuras.

O “Caribe Baiano”, como Taipu de Fora é conhecida, é famosa pela extensão e exuberância da sua praia.

8.Genipabu, Extremoz (RN)

Localizada no litoral do Rio Grande do Norte, é conhecida por estar entre as que oferecem a melhor infraestrutura de bares, restaurantes e comércio do país, e, por isso mesmo, uma das praias do nordeste brasileiro mais famosas fora do Brasil. Uma prova disso é que ela se configura como cenário para vários projetos televisivos.

É um verdadeiro oásis cercado por inúmeros lagos e lagoas, natureza exuberante, ideal para aqueles que não prezam tanto pela paz e sossego e preferem o agito das várias práticas e atividades esportivas, próprias da região.

Passeios de bugue ou cavalos até o Forte dos Três Reis Magos, tirolesas, descidas de esquibunda, mergulho, caiaque, o surreal e o originalíssimo passeio de dromedário pelas dunas, são algumas das incontáveis opções de lazer numa praia com água morna, tranquila e considerada uma das melhores para crianças.

O originalíssimo passeio de dromedário é uma das marcas de Genipabu, Rio Grande do Norte.

9.Ponta do Seixas, João Pessoa (PB)

A 45 minutos de João Pessoa, capital da Paraíba, entre a Praia do Cabo Branco e a Penha, o visitante passará pela experiência de estar na parte mais oriental do continente americano, e que, por essa razão, é o ponto mais próximo da África.

Isso por si só já seria o suficiente para tornar esse passeio um dos mais originais. No entanto, as suas piscinas naturais (das mais famosas do país), a água de um azul indefinível, extensos recifes de corais, entre outras  características a tornam um dos principais pontos turísticos do estado.

Para completar a experiência, ainda é possível fretar um barco para um passeio em alto-mar, onde poderá praticar o snorkeling, um mergulho com cilindro de oxigênio, o stand up paddle ou simplesmente navegar em um caiaque que pode ser alugado juntamente aos demais equipamentos.

Não bastasse o fato de ser o ponto mais oriental do Brasil, a Ponta do Seixas ainda possui um mar de um azul considerado indefinível.

10. Itacarezinho, Bahia

Apesar de estar localizada em um local privado, com acesso condicionado ao pagamento de uma taxa, ainda assim é considerada uma das maiores experiências em termos de turismo no Brasil, e até mesmo a melhor praia da região sul do estado.

É cercada por um exuberante trecho de Mata Atlântica, trilhas, grutas, cachoeiras e inúmeros outros pontos que a fazem ser uma das preferidas para o ecoturismo.

Sua característica de ser um mar bravio não recomenda o mergulho para as crianças, que poderão aproveitar o seu areal branquíssimo, uma extensa alameda de coqueirais, natureza rica e preservada, além da cachoeira que surge magicamente no final dos mais de 3km de praia, unindo a água doce com a salgada, num verdadeiro espetáculo da natureza.

Um exuberante trecho de Mata Atlântica torna a praia de Itacarezinho uma das mais preservadas do país.

11. Praia da Canoa Quebrada, Ceará

A Praia da Canoa Quebrada está localizada no município de Aracati, norte do Ceará, e tem como uma característica bastante peculiar a sua localização, numa vila simples, rústica e aconchegante, mas que esconde uma vida noturna bastante agitada, com direito a baladas, shows de forró e reggae.

No trecho conhecido como a “Broadway de Canoa Quebrada” existem alguns excelentes restaurantes (dos mais requintados aos mais rústicos), além de lojinhas, bares, lanchonetes, sorveterias e toda a infraestrutura necessária para que o turista não precise deslocar-se para suprir suas necessidades.

Como entretenimento, a dica são os passeios de bugues em meio às dunas e falésias da região, a prática do windsurfe, kitesurfe, parapente e, finalmente, apreciar o pôr-do-sol (considerado um dos mais belos do estado) sobre uma canoa em pleno mar verde-jade que completa o cenário de uma das mais belas praias do nordeste brasileiro.

Quem observa Canoa Quebrada, assim, tão inofensiva, não imagina que lá se esconde uma das noites mais agitadas das praias do nordeste.

12. Praia de Jericoacoara, Ceará

Pertencente ao Parque Nacional de Jericoacoara, “Jijoca”, com também é conhecida, não é apenas uma das mais cobiçadas praias do nordeste, mas também de todo o país, muito em função das suas extensas dunas, lagoas que mais parecem esculpidas pelos deuses, piscinas naturais e um pôr-do-sol dos mais singulares da região.

E ainda existem diversas outras praias que compõem o itinerário, todas elas ladeadas por extensas dunas e uma vegetação riquíssima, que se juntam às características do mar de Jericoacoara — com águas mornas e tranquilas — para tornar o passeio simplesmente inesquecível.

Para completar, no seu entorno ainda é possível encontrar diversas lojinhas para lembranças, bares, restaurantes e casas de shows com música ao vivo — que fazem a noite ser tão especial quanto o dia.

É quase um consenso a opinião de que Jericoacoara possui um dos mais belos pores-do-sol de Fortaleza.

13.Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres, Alagoas

E finalmente, essa que, juntamente com diversas outras do estado de Alagoas e, principalmente, de Maceió (o “Caribe Brasileiro”), contribui para fazer das praias do nordeste um roteiro indispensável de turismo no país.

É quase um consenso a opinião de que trata-se de um verdadeiro paraíso na terra, graças à extravagância da sua vegetação, o tom verde-esmeralda das águas, um clima selvagem (típico de uma praia semideserta), piscinas naturais com águas quentes e cristalinas, além de outras características que a tornam bastante singular.

São cerca de 4km de praias, a 2h de Maceió, com quase nenhuma infraestrutura. Por esse motivo, ela é indicada somente para os que procuram paz, sossego e contemplar uma natureza exuberante sem nenhuma pressa, enquanto o dia se esvai, docemente, fazendo surgir, imponente, o espetáculo de um magnífico pôr-do-sol.

A 2h de Maceió, a Praia do Patacho pode, tranquilamente, fazer parte do conjunto que faz de Maceió o “Caribe Brasileiro”.

Agora que conhece um pouco mais das encantadoras praias do nordeste, não tem desculpa para não ir correndo fazer as malas. Compre sua passagem aérea e visite essa linda região. Mas antes deixe a sua opinião sobre esse artigo e continuem acompanhando as nossas publicações.

 

Classifique esse post