Os 8 tipos de alojamento que pode encontrar em suas viagens


É possível que, quando você sair de viagem deparar-se com definições de alojamento e hospedagem que nunca tinha ouvido antes. A etiqueta estes locais costumam ser diferentes: tanto o que se espera do hóspede como o que se espera do estabelecimento. Neste artigo você aprenderá 8 definições de alojamento mais populares.


1. Hostel


albergue para mochileiros


Se você viajou como mochileiro, então você já o conhece de sobra. O Hostel é um albergue da juventude, que inclui atividades, espaços compartilhados (salas, jogos, festas) e promove o intercâmbio cultural entre pessoas de vários países. É, talvez, o meio mais utilizado por turistas de mochila às costas.


Por regra oferece quartos compartilhados, ou seja um quarto, onde também deita-te com outras pessoas em camas separadas e com armários para guardar a sua bagagem. As casas de banho também costumam ser compartilhados. Alguns hostels têm quartos privados.


Um dia podem te tocar companheiros de quarto que roncam e cheiram a perna enquanto que em outro momento você pode estar no lugar deles conviver com grandes amigos da vida, que vão no mesmo caminho que tu… ou até mesmo o amor de sua vida. Questão de sorte. O certo é que todos os hostels permitem-lhe poupar dinheiro e vêm com experiências novas para a sua viagem.


Outros benefícios é que contam com acesso à internet gratuito e uma cozinha para preparar seus alimentos, evitando assim gastar em restaurantes.


2. Bead & Breakfast


bead & breakfast


Ao igual que um hostel é um lugar para passar a noite com a diferença que inclui pequeno-almoço. Não oferece tantas facilidades como um hostel (espaços compartilhados, cozinhas, jogos, internet) e, basicamente, é dormir e tomar o pequeno-almoço.


Os limites e diferenças com um hostel, não são todos grandes usando-se, por vezes, o nome mais como uma diferenciação de marketing.


3. Guest House


Guesthouse


É um tipo de alojamento baixo custo parecido com os hostels ou bed & breakfast. Geralmente são casas que foram convertidas em quartos para hóspedes, por isso não conta com muitos quartos. É também usual que o proprietário viva em uma parte separada da casa.


É comum que tenha mais contato e proximidade com os donos. Por ser uma casa, um lugar com menos trânsito de visitantes pode ser que seja mais seguro e tranquilo, mas não é uma regra. Praticamente é como ir de uma visita à casa de alguém e usar um quarto.


Se você toca uma home também, possivelmente, voltar a sentir o filho da mãe, mas olho com as regras da casa, que também as há, em direção diretamente para dormir e nada de chegar tarde a casa.


4. Camping


camping turistas de mochila às costas


Não confundir com “atividade” de acampar que é algo que você pode fazer em qualquer lado. Também se lhes pode chamar parque de campismo aos locais estabelecidos, que oferecem os serviços básicos ao ar livre, como churrasqueiras, banheiros e estacionamentos.


Alguns parques de campismo chegam mesmo a oferecer uma que outra cama dentro de uma cabana próxima, e outros até chegam a alugar tendas. Existe também uma versão especializada em caravanas e motorhomes, para viajantes sobre rodas.


Há parques de campismo tão básicos que praticamente consistem apenas na licença de dormir em um pedaço de terra. Há parques de campismo tão bons que estão em lugares paradisíacos com água potável, chuveiros, banheiros, churrasqueiras e um espaço para aqueles que chegam em caravanas de carros. Há acampamentos nudistas.


Apesar das diferenças, eles têm em comum é que oferecem espaços a céu aberto, para que possa estender a sua loja de dormir e passar a noite sob as estrelas.


5. Pousada


Pousada


Embora em vários países varia o significado geralmente é uma espécie de hotel pequeno, que não cumpre os requisitos para chegar a ser o número de quartos ou de determinado tipo de serviços oferecidos.


São também, geralmente, o ponto de encontro de amantes; às vezes, viajantes de passagem, ou, às vezes, ambas as coisas. Isso, claro, vai depender de quão turismo seja a área onde se localize. Por exemplo, cidades como Lima estão cheias de albergues de todo preço que não há necessidade de apresentar-se com reserva. Em Buenos Aires se usa o termo “albergue transitório” para denominar pousadas, que são alugados por horas para os amantes (Em outros países, há pousadas que fazem isso) e tem quartos temáticos.


Existem pousadas que oferecem serviços superiores aos de alguns hotéis, e são mais familiares. Estes incluem piscina, fazendas, restaurantes e outros. Eles também são conhecidos como “inn” Como pode ser visto, o universo dos alojamentos é bastante amplo.


6. Motel


Motel


Diz-se daquele lugar, malandro das estradas que sai em filmes onde passam as coisas ruins e se encontra com o narcotrafico, Freddy Krueggers, chupacabras, ovnis e outros. Na verdade, a palavra Motel é a contração de Motorist Hostel, que são lugares pensados para pessoas que viajam longas distâncias em auto; geralmente os motociclistas, caminhoneiros, famílias em vans, viajantes sobre rodas ou praticamente qualquer pessoa que necessite descansar no meio da estrada. Costumam ser mais comuns na Europa e nos Estados Unidos.


7. Apartamento


apartamentos


Inicialmente, não se pensava em colocar isso como uma opção para turistas de mochila às costas, porém recentemente o aluguer temporário de apartamentos auto-suficientes teve uma grande explosão, chegando a ser, em alguns casos, a opção mais económica, dependendo da quantidade de pessoas que o compartilhe e os dias. Se viajar em grupo ou casal para um lugar por vários dias, às vezes pode ser a melhor decisão. Se você fizer os números, bem pode ser que tenha sorte.


Não há muito o que explicar a ele; é um apartamento.


8. Hotel


hotéis


A indústria hoteleira oferece um universo amplo de serviços e ambientes que passa por resorts, spas, lugares com projetos temáticos, centros de convenções e muitos outros. Independentemente de tudo aquilo que os distingue tratam-se de edifícios que oferecem quartos privativos e situam-se dentro de uma escala padronizada (mais ou menos) de acordo com o grau de conforto e serviços. Você chega, faz o check-in, você ficar em um quarto privado com casa de banho e desfruta de todas as suas variadas facilidades.


 

Classifique esse post