Pontos turísticos de Gramado: conheça os atrativos obrigatórios da cidade

 Os principais pontos turísticos de Gramado

Se, no lugar dos portugueses, os alemães tivessem colonizado o Brasil, a cara do país seria a de Gramado, cidade na Região das Hortênsias da Serra Gaúcha.

Os primeiros alemães que chegaram por lá, vindos de Caxias do Sul, em 1873, deram alma europeia ao lugar, que, aos poucos, foi ganhando toques gaúchos.

A cidade de 237 km² de extensão parece um pedaço da Alemanha ou até mesmo da Itália, já que os italianos também desembarcaram nas terras do Sul.

Gramado, com belos vales e montanhas verdes, fica ainda mais famosa nos meses de inverno, quando não se dispensa uma taça de vinho em frente à lareira, saboreando um delicioso fondue.

Gramado parece um pedaço da Alemanha no Brasil.

Clima e população

De Gramado ninguém vai embora sem tomar um café colonial. Bolos, doces, pães, geleia, queijos, e põe mais itens na bandeja…

O fato de a cidade estar a 855 metros acima do mar, faz um café bem caprichado sempre cair bem.

Os cafés e restaurantes de Gramado são instalados em típicas construções europeias, assim como dezenas de outras construções do mesmo gênero na cidade.

Pelas ruas dos bairros de Gramado caminha a população de 35 mil moradores e 6 milhões de visitantes por ano. Uma população orgulhosa com seu alto Índice de Desenvolvimento Humano (0,841).

Gramado é uma cidade ainda “caçula”, comparada a outras cidades do Brasil. Foi emancipada somente em 1956.

Primeiro, foi elevada à condição de distrito de Taquara em 1904; em seguida, recebeu a posição de vila em 1930. Finalmente, teve sua emancipação política em 15 de dezembro de 1954, graças à vocação empreendedora da comunidade, dizem, orgulhosos, seus moradores.

Os principais pontos turísticos de Gramado

Já confirmam os primeiros versos do hino da cidade: “No alto da serra gaúcha, num verde planalto ondulado, vislumbra-se em meio aos outeiros, o velho e bem quisto Gramado”.

Conheça, a seguir, as principais atrações de Gramado que todo viajante deveria conhecer.

Palácio dos Festivais – Cine Embaixador

O Palácio dos Festivais é um lugar fascinante com um quê hollywoodiano. Os canhões de luz e o tapete vermelho por onde passam artistas para receber o Kikito de Ouro durante o Festival de Cinema de Gramado não deixam dúvidas. É sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2697.

É em Gramado que acontece todos os anos o festival de cinema mais famoso do Brasil.

Praça das etnias

Na Praça das Etnias, está a Casa do Colono, um delicioso ponto de venda de produtos típicos do interior da cidade; ou seja, há cucas e pães por todos os lados. Endereço: Av. Borges de Medeiros (ao lado da Rodoviária).

Praça Major Nicoletti

Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, a praça compõe, com a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, um dos cenários mais característicos da cidade. Endereço: Av. Borges de Medeiros.

Dreamland

Com mais de 50 astros do cinema e personalidades distribuídos em 18 cenários temáticos, o Museu de Cera Dreamland, em Gramado, é o primeiro projeto do gênero a apresentar ícones do cinema e da cultura pop em toda América Latina. Endereço: Av. das Hortênsias, 5507.

Espaço Cultural Museu do Trem

A malha ferroviária de Gramado rende histórias. Os trens chegaram a Gramado nos anos de 1920 e foram alavancas para o sucesso do turismo na cidade mesmo antes da sua emancipação política em 1954.

Por decisão do Governo Federal, grande parte das ferrovias foram desativadas na década de 1960. No início da década de 1970, o patrimônio físico foi, no entanto, devolvido ao município.

Em 2008, o acervo histórico dos trens virou museu no Espaço Cultural Estação Férrea. Endereço: Rua Viação Férrea, 165.

Hollywood Dream Cars

O espaço abriga a mais linda exposição de carros antigos do Brasil. Nela, pode-se viver o clima da emoção e nostalgia do glamour de Hollywood, dos anos dourados das décadas de 1950 e 1960. Endereço: Av. das Hortênsias, 4151.

Algum lugar… Parque temático

As maravilhas do mundo estão reunidas em réplicas no Parque Temático de Gramado. Após a visita, a sugestão é conhecer o Café do Parque, onde encontramos presentes temáticos de Monumentos Históricos, um quebra-cabeça 3D, invenções de Leonardo da Vinci e outros. Endereço: Avenida das Hortênsias, 4635.

Alemanha Encantada

Inspirado nos contos dos Irmãos Grimm, o parque Alemanha Encantada retrata através de cenários, arquitetura e esculturas as histórias dos personagens. Na torre, de 19,5 metros de altura, há uma vista inédita e privilegiada do Lago Negro, principal ponto turístico da cidade. Endereço: Em frente ao Lago Negro.

Gramadozoo

O Gramadozoo, no parque da Serra Gaúcha, em funcionamento desde setembro de 2008, traz um novo conceito de zoológico. No lugar das grades e das jaulas, vidros blindados e enormes viveiros de imersão reproduzem o habitat natural.

Chama a atenção o restaurante em formato de oca indígena e o crepe “Guabi”. Com uma vista magnífica dos vales, o restaurante do Gramadozoo tem capacidade para atender mais de 200 pessoas e oferece o famoso crepe. O parque tem infraestrutura de alto nível. Endereço: RS 115, km 35.

Qual o período de alta e baixa temporadas no Brasil?

A melhor dica sobre datas para ir a Gramado é: conheça o calendário de eventos na cidade. O espetáculo Bellepoque, por exemplo, acontece de novembro a janeiro na Wish Serrano (Av. das Hortênsias, 1480). Um momento encantador na cidade no final do ano, quando é feita a decoração natalina.

Outro espetáculo que também atrai turistas é o Korvatunturi ou Montanha da Orelha, em finlandês. O show mistura teatro, dança, técnicas circenses e cenários virtuais. Não se preocupe com datas nesses casos, há sessões o ano inteiro. Acontece no Teatro Faurgs, na Rua São Pedro, 663.

Para viajar com preços mais atrativos, escolha as datas fora de feriados nacionais, congressos ou eventos turísticos.

Que tal Gramado? Encontre na Decolanet as melhores passagens aéreas para o Rio Grande do Sul.

Quer mais dicas de viagem? Nós ajudamos você a escolher o seu destino certo. Acompanhe nossas publicações.

Classifique esse post